O PENSAMENTO DE JACQUES DERRIDA E SUA RECEPÇÃO NO SEIO DOS ESTUDOS JURÍDICOS: UMA ANÁLISE CRÍTICA

Autores

  • José Antonio Rego Magalhães Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Juliana Neuenschwander Magalhães Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5380/rfdufpr.v61i2.44177

Palavras-chave:

Desconstrução. Jacques Derrida. Direito. Violência. Teoria crítica.

Resumo

Este artigo trata da recepção do pensamento de Jacques Derrida, conhecido sob o título de desconstrução, no seio dos estudos jurídicos. Como a recepção de Derrida nesse âmbito se deu, principalmente, na academia de língua inglesa, é por meio da discussão de uma seleção de autores de destaque nessa tradição que o presente artigo se desenvolve. Partimos da desconstrução como forma de leitura e escrita, questionando porém a possibilidade de fazer dela um método em sentido estrito. Começamos por fazer uma introdução da noção de desconstrução. Analisamos diferentes modalidades de recepção da desconstrução nos estudos jurídicos, passando pelos Critical Legal Studies e por autores de matiz mais liberal. Ao final, observamos que essa recepção, em muitos casos, incorreu em problemas, sendo ela própria passível de desconstrução. Dado isso, concluímos que a desconstrução permanece, portanto, a apresentar-se ao campo dos estudos jurídicos como desafio à frente. Chamamos finalmente atenção ao caráter marcadamente político e ético desse desafio.

Biografia do Autor

José Antonio Rego Magalhães, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestrando pela Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro, RJ, Brasil). Bolsista FAPERJ.

Juliana Neuenschwander Magalhães, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutora em Direito pela UFMG e pela Universidade do Salento, Itália; Professora Associada da UFRJ (Rio de Janeiro, RJ, Brasil); Pesquisadora 1D do CNPq.

Downloads

Publicado

23-08-2016

Como Citar

Magalhães, J. A. R., & Magalhães, J. N. (2016). O PENSAMENTO DE JACQUES DERRIDA E SUA RECEPÇÃO NO SEIO DOS ESTUDOS JURÍDICOS: UMA ANÁLISE CRÍTICA. Revista Da Faculdade De Direito UFPR, 61(2), 95 – 115. https://doi.org/10.5380/rfdufpr.v61i2.44177

Edição

Seção

Artigos