O MACHISMO NO BANCO DOS RÉUS – UMA ANÁLISE FEMINISTA CRÍTICA DA POLÍTICA CRIMINAL BRASILEIRA DE COMBATE À VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER

Autores

  • Clara Maria Roman Borges UFPR
  • Guilherme Brenner Lucchesi UFPR

DOI:

https://doi.org/10.5380/rfdufpr.v60i3.41788

Palavras-chave:

Feminismo. Violência de gênero. Lei Maria da Penha. Feminicídio. Criminalização.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo realizar uma análise crítica dos discursos feministas, que levaram recentemente à promulgação das leis brasileiras responsáveis por tornar mais severa a punição da violência contra a mulher, de modo a demonstrar como não conseguem escapar das armadilhas cognitivas estabelecidas pela dominação masculina naturalizada nas sociedades ocidentais e como têm servido ao desenvolvimento de uma biopolítica neoliberal.

Biografia do Autor

Clara Maria Roman Borges, UFPR

Professora Associada de Direito Processual Penal no Curso de Graduação e no Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Paraná. Professora de Direito Processual Penal na Universidade Positivo. Mestra e Doutora em Direito pela Universidade Federal do Paraná.

Guilherme Brenner Lucchesi, UFPR

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Direito da UFPR. Master of Laws (LL.M.) pela Cornell Law School (EUA). Especialista em Direito Penal e Criminologia pelo Instituto de Criminologia e Política Criminal. Professor Substituto do Núcleo de Prática Jurídica da UFPR. Advogado em Curitiba/PR. Habilitado para o exercício profissional da advocacia no estado de Nova York (EUA)

Publicado

2015-07-20

Como Citar

Roman Borges, C. M., & Lucchesi, G. B. (2015). O MACHISMO NO BANCO DOS RÉUS – UMA ANÁLISE FEMINISTA CRÍTICA DA POLÍTICA CRIMINAL BRASILEIRA DE COMBATE À VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER. Revista Da Faculdade De Direito UFPR, 60(3), 217–277. https://doi.org/10.5380/rfdufpr.v60i3.41788

Edição

Seção

Artigos