O Grocianismo e a literatura de política externa brasileira na década de 1990
DOI:
https://doi.org/10.5380/cg.v5i1.47426Resumen
O objetivo deste artigo é reunir as interpretações sobre a política externa brasileira e o grocianismo, mediante uma revisão da literatura formada pelos autores, Lafer (2009), Cervo (2002), Pinheiro (2000), Fonseca Jr. (1998), Vigevani, Oliveira e Cintra (2003) e Lessa Couto e Faria (2010), que analisam o significado e o entendimento dessa associação. A exposição sintetiza o argumento dos autores, seguida por considerações da interface entre o grocianismo e a política externa, e encerra com uma sugestão de organização do debate, entre interpretações realistas, idealistas, e racionalistas sobre o significado do grocianismo.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os editores da Conjuntura Global (ISSN 2317 – 6563) reservam-se o direito de adequar os textos submetidos ao padrão de formatação editorial da revista. Os artigos e resenhas assinados são de responsabilidade de seus autores, não expressando a opinião dos editores da Conjuntura Global.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
- A aprovação da produção implica automaticamente a autorização à Revista Conjuntura Global para encaminhamentos pertinentes junto às bases de dados de indexação de periódicos científicos.
