EDITORIAL REVISTA CONJUNTURA GLOBAL, V. 7, N. 1 (2018)
DOI:
https://doi.org/10.5380/cg.v7i1.59589Abstract
Desde o ano passado, a Revista Conjuntura Global vem passando por mudanças em seu processo editorial. Nesta primeira edição de 2018, destacamos as mudanças no layout dos artigos. Além de maior ênfase no título e nos autores, foi inserida, também, a data de submissão e de aprovação no final do texto. Essa alteração possibilita que leitores e autores acompanhem o tempo que leva o processo editorial.
A Revista Conjuntura Global, v.7, n.1, 2018 traz uma resenha e sete artigos frutos de trabalhos e pesquisas de pós-graduação. Abrimos esta edição com o texto de José Renato Ferraz da Silveira em coautoria com Gabriela Alves Borba, que desenvolveram uma resenha sobre o livro de John Mearsheimer Por que os líderes mentem: toda a verdade sobre as mentiras na política internacional.
Em seguida, dois artigos são dedicados à integração latino-americana. Renato Saraiva em coautoria com Caroline Scherer discutem, no artigo As relações Brasil-Argentina, o Merco-sul e a Inserção da China na América do Sul (2011-2014), os impactos que a inserção da China na América do Sul pode gerar sobre a integração mercosulina. No artigo Percalços da Inte-gração Latino-Americana: Análise Comparada dos regionalismos das décadas de 1960, 1990 e 2000, escrito por Roberto Teles Lima Barros, os períodos históricos são comparados para identificar experiências comuns e se houve avanços na cooperação.
A questão financeira e de regimes de comércio é o foco de três artigos subsequentes. Beatriz Figueiredo Neto Assis, Kênia Marjory de Souza Oliveira e Patrícia Nasser de Carvalho, em artigo intitulado O regime multilateral de comércio Internacional: crise e acordos preferen-ciais de comércio, promovem um debate sobre a crise do regime multilateral de comércio internacional considerando as dificuldades enfrentadas pela Organização Mundial do Co-mércio (OMC). Em A integração financeira na Aliança do Pacífico: o caso do MILA, Julia de Sou-za Borba Gonçalves investiga o tratamento dado à dimensão financeira na Aliança do Pacífi-co e como o MILA contribuiu para os objetivos 2011-2016 do bloco. A análise dos Princípios de Santiago sob a ótica de um regime internacional em formação é o debate proposto por Pedro Lange Netto Machado no artigo Os Princípios de Santiago para os Fundos Soberanos de Investimento: uma análise teórica.
Nos dois últimos artigos, temos como temática a segurança ambiental e a construção de identidades. Luciana Costa Brandão e Eduardo Ernesto Filippi, no artigo Segurança Ambi-ental Internacional: para uma abordagem inclusiva no estudo dos recursos hídricos, buscam traçar um panorama para o estudo das questões ambientais na área de estudos de seguran-ça da disciplina de Relações Internacionais. Em Construindo identidades, justificando ações: a construção identitária dos terroristas nos discursos de George W. Bush, Wagner Martins dos Santos analisa discursos do ex-presidente norte-americano e a construção de uma dicoto-mia identitária, de modo a justificar suas ações internacionalmente.
Encerrada a apresentação destas importantes contribuições à área de relações inter-nacionais, gostaríamos de agradecemos aos leitores, aos autores e à equipe editorial da Re-vista Conjuntura Global. O trabalho editorial só faz sentido para/com vocês!
Desejamos uma boa leitura.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Conjuntura Global (ISSN 2317 - 6563) editors reserve the right to adapt the submissions to the journal's editorial standard format. The articles and reviews are under the responsibility of their authors and do not express the opinion of Conjuntura Global's editors.
Authors who publish in this journal agree with the following terms:
- Authors retain copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License (CC BY 4.0), that allows the work to be shared with recognition of authorship and initial publication in this journal;
- Authors are allowed to assume additional contracts separately, for the non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (e.g., to publish in an institutional repository or as a book chapter), with recognition of authorship and initial publication in this journal;
- The approval of the submission automatically implies the authorization to Conjuntura Global to forward the relevant information to the scientific journals' indexing databases.
