“O inimigo do meu amigo é meu amigo”: o processo de reinserção internacional do Japão pós-ocupação aliada
DOI:
https://doi.org/10.5380/cg.v12i1.86460Resumo
Este artigo tem como objetivo abranger o contexto histórico em que o Japão retornou às relações internacionais, após o período de ocupação pós-Segunda Guerra Mundial; buscando correlacionar tais eventos com o caminho trilhado para o desenvolvimento de sua economia e diplomacia. Focando em seu relacionamento com os principais atores da Guerra Fria, os Estados Unidos – seu principal aliado capitalista – e atores comunistas na Ásia, como a China. Faz-se, por fim, o estabelecimento de concepções das Relações Internacionais que possam explicar o comportamento incomum que o Estado japonês adotou ao separar sua economia e política ao objetivar seus lucros e desenvolvimento, suas razões ao buscar o engrandecimento financeiro do país em meio à corrida armamentista bipolar e como sua política de segurança neutra o auxiliou e o diferenciou de outros atores da época. Para que essa análise fosse possível foi utilizado o método de pesquisa bibliográfica e documental, com foco em artigos e livros escritos por autores asiáticos e historiadores na língua inglesa em uma tentativa de expor o ponto de vista da reconstrução do Japão que o transformou em um ator importante no Leste Asiático por conta da adoção do “peace state”.
Referências
GIL, A.C. Método e Técnicas de Pesquisa Social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2011.
HANE, M.; PEREZ, L.G. Modern Japan: A Historical Survey. 5 ed. Philadelphia: Westview Press, 2013.
HOOK, G.D. Militarisation and Demilitarisation in Contemporary Japan. Londres: Routledge, 1996.
IOKIBE, M.; MINOHARA, T. (ed.). The History of US-Japan Relations: From Perry to the Present. Singapura: Palgrave Macmillan, 2017. Disponível em:
https://link.springer.com/book/10.1007/978-981-10-3184-7.
KAMIYA, F. Japanese-U.S. Relations and the Security Treaty: A Japanese Perspective. Asian Survey, California, v. 12, n. 9, p. 717-725, 1972. Disponível em: http://www.jstor.org/stable/2642824?origin=JSTOR-pdf.
Ministry of Foreign Affairs of Japan. Treaty of Friendship, Alliance and Mutual Assistance between the Union of Soviet Socialist Republics and the People‘s Republic of China, 1950. Disponível em: http://www.commonprogram.science/documents/Treaty.pdf.
PARK, C.C. Why did japan adopt the policy of "separating economics from politics?": A Look at Post Second World War Sino-Japanese Relations from a Korean Standpoint. 1973. Disponível em: https://graduation.sites.olt.ubc.ca/files/2012/11/congreg_1973_spring.pdf
SINGH, B. Japan‘s security policy: from a peace state to an international state. The Pacific Review, Inglaterra, v. 21, ed. 3, p. 303-325, 2008. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/248990742_Japan's_security_policy_From_a_peace_state_to_an_international_state
SOLDERA, R.A. O imperialosmo e a era de ouro do capitalismo. 7a Conferência Internacional de História Econômica e IX Encontro de Pós Graduação em História Econômica, Campinas, 2019. Disponível em: https://www.abphe.org.br/uploads/Encontro_2018/SOLDERA.%20O%20IMPERIALISMO%20E%20A%20ERA%20DE%20OURO%20DO%20CAPITALISMO.pdf.
WATANABE, P.D. Segurança e política externa do Japão no pós-segunda guerra mundial. 2012. 172 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Relações Internacionais, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2012. Cap. 3 e 4. Disponível em: http://www.repositorio.unicamp.br/bitstream/REPOSIP/279414/1/Watanabe_PauloDaniel_M.pdf.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os editores da Conjuntura Global (ISSN 2317 – 6563) reservam-se o direito de adequar os textos submetidos ao padrão de formatação editorial da revista. Os artigos e resenhas assinados são de responsabilidade de seus autores, não expressando a opinião dos editores da Conjuntura Global.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
- A aprovação da produção implica automaticamente a autorização à Revista Conjuntura Global para encaminhamentos pertinentes junto às bases de dados de indexação de periódicos científicos.