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Imigração senegalesa para a França e para o Brasil: uma comparação de discursos midiáticos

Letícia Núñez Almeida, Thais Dutra Fernández, José Oviedo Pérez

Resumo


O presente artigo analisa como os meios de comunicação abordam a imigração da população senegalesa em direção ao Brasil e à França. Propõe-se estudar o discurso adotado pela mídia local, sobretudo a impressa, no processo de caracterizar e apresentar a imigração contemporânea nessas duas sociedades de acolhida. Tem-se como hipótese de investigação que os meios de comunicação brasileiros e franceses rotulam a imigração senegalesa através de discurso discriminatório, baseado em preconceitos raciais, religiosos e/ou sexuais. Para tanto, utilizou-se como método a análise de discurso em aproximadamente 100 reportagens de jornais brasileiros e franceses entre 2010-2018, para assim examinar como os discursos midiáticos se aproximam e/ou se distanciam. Conclui-se que a imigração continua sendo um processo contestado nesses dois países, sujeito ao efeito de legados históricos como a escravidão e o colonialismo.

 Palavras-chave: imigração senegalesa; discursos midiáticos; Brasil; França.


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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/cg.v10i1.77789

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