A inserção e a consolidação do Brasil no sistema internacional por meio da Minustah
DOI:
https://doi.org/10.5380/cg.v5i3.50548Resumo
Este artigo analisa a opção do Brasil por comandar a Missão de Paz para a Estabilização do Haiti (Minustah) como estratégia para sua inserção e consolidação como potência emergente no sistema internacional. Os resultados alcançados pela Minustah, o histórico brasileiro em missões de paz e a demanda por um assento permanente no Conselho de Segurança das Nações Unidas são explorados a partir da hipótese analítica relacionada ao uso de poderio militar como instrumento para fins de política externa.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os editores da Conjuntura Global (ISSN 2317 – 6563) reservam-se o direito de adequar os textos submetidos ao padrão de formatação editorial da revista. Os artigos e resenhas assinados são de responsabilidade de seus autores, não expressando a opinião dos editores da Conjuntura Global.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
- A aprovação da produção implica automaticamente a autorização à Revista Conjuntura Global para encaminhamentos pertinentes junto às bases de dados de indexação de periódicos científicos.