Unity or Secession: perspectives about the 2014 referendum in Scotland
DOI:
https://doi.org/10.5380/cg.v3i3.39696Resumo
Diante da ascensão de movimentos separatistas por todo território Europeu, mais de 2 milhões de escoceses votaram contra a independência de seu país em um referendum histórico em setembro de 2014. O presente artigo objetiva fazer uma breve análise dos resultados e implicações do debate sobre a independência da Escócia e procura compreender como movimentos separatistas na Europa estão convergindo em direção a interesses e objetivos regionais, sobretudo relacionados à integração com a União Europeia. Ainda, o trabalho debate as questões do nacionalismo e questiona se há um caminho constitucional para tal independência. A conclusão é de que, considerando o Reino Unido enquanto um modelo de Estado de União, o caso da Escócia pode ser interpretado enquanto um acordo assimétrico. Porém, com os resultados do referendum e as tendências entre os movimentos separatistas, o questionamento sobre a soberania do Parlamento de Westminster foi mostrado improvável até o momento.
Palavras-chave: separatismo; Escócia; membro da União Europeia; nacionalismo.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os editores da Conjuntura Global (ISSN 2317 – 6563) reservam-se o direito de adequar os textos submetidos ao padrão de formatação editorial da revista. Os artigos e resenhas assinados são de responsabilidade de seus autores, não expressando a opinião dos editores da Conjuntura Global.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
- A aprovação da produção implica automaticamente a autorização à Revista Conjuntura Global para encaminhamentos pertinentes junto às bases de dados de indexação de periódicos científicos.