ESCALA DE CLIMA DE TRABALHO EM EQUIPE (ECTE): ESTUDO DE VALIDADE, CONFIABILIDADE E NORMATIZAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/ce.v29i0.93162

Palavras-chave:

Relações interprofissionais, Estratégias de Saúde Nacionais, Gestão de Recursos Humanos, Estudo de Validação.

Resumo

Objetivo: apresentar evidências de validade, confiabilidade e procedimento de normatização para a interpretação da Escala de Clima de Trabalho em Equipe junto a equipes de saúde da família.

Método: estudo metodológico, com delineamento correlacional exploratório e recorte transversal. Participaram profissionais das equipes de Saúde da Família de um município do interior do estado de São Paulo-BR. A coleta de dados iniciou em dezembro de 2020 a abril de 2021. Dados analisados por estatísticas descritivas e inferenciais. 

Resultados: o ajuste do modelo de mensuração de quatro fatores latentes correlacionados (Análise Fatorial Confirmatória) foi aceitável e satisfatório. Coeficientes de confiabilidade composta foram superiores a 0,95. Foi possível propor um útil sistema de normas para a interpretação dos resultados.

Conclusão: o estudo demonstrou evidências de validade e consistência interna da Escala confirmada como instrumento potente, cujos achados podem contribuir para o fortalecimento do trabalho em equipe e da colaboração interprofissional.

Biografia do Autor

Cibele Correia Semeão Binotto, Universidade Federal de São Carlos/ SP.

Doutoranda em Ciências da Saúde. Universidade Federal de São Carlos. São Carlos, São Paulo. Brasil.

Márcia Niituma Ogata, Universidade Federal de São Carlos/ UFSCar. Professora titular sênior da UFSCar.

Pós doutora em enfermagem. Docente da Universidade Federal de São Carlos. São Carlos, São Paulo, Brasil.

Everson Meireles, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia UFRB. Professor adjunto do curso de psicologia da UFRB.

Doutor em Psicologia. Docente da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Santo Antônio de Jesus, Bahia, Brasil.

Jaqueline Alcântara Marcelino da Silva, Universidade Federal de São Carlos UFSCar. Professora adjunta do Departamento de Enfermagem.

Pós doutora em enfermagem. Docente da Universidade Federal de São Carlos. São Carlos, São Paulo, Brasil.

Publicado

2024-08-30

Como Citar

Binotto, C. C. S., Ogata, M. N., Meireles, E., & Silva, J. A. M. da. (2024). ESCALA DE CLIMA DE TRABALHO EM EQUIPE (ECTE): ESTUDO DE VALIDADE, CONFIABILIDADE E NORMATIZAÇÃO. Cogitare Enfermagem, 29. https://doi.org/10.1590/ce.v29i0.93162

Edição

Seção

Artigo Original