FATORES ASSOCIADOS À PROPOSIÇÃO DO DIAGNÓSTICO DE ENFERMAGEM: ATRASO NO CRESCIMENTO EM ADOLESCENTES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v26i0.69988

Palavras-chave:

Crescimento, Desenvolvimento do Adolescente, Adolescente, Diagnóstico de Enfermagem, Processo de Enfermagem.

Resumo

Objetivo: analisar os fatores socioeconômicos e clínicos associados à proposição do diagnóstico de enfermagem atraso no crescimento em adolescentes.
Método: estudo transversal em escolas públicas de uma cidade do Nordeste do Brasil. Amostra com 385 adolescentes entre 10 e 19 anos. A coleta ocorreu de junho a setembro de 2017. A análise de dados ocorreu no IBM SPSS statistic.
Resultados: os fatores que apresentaram associação com as características definidoras “Estatura final inferior ao alvo”, “Maturação sexual retardada”, “Diminuição da massa óssea”, “Velocidade de crescimento abaixo do esperado” e “Diminuição da massa óssea” foram: sexo, anos de estudo, estado civil e massa muscular. Os fatores relacionados “Efeitos indesejáveis de terapias” e “Privação emocional” associaram-se à idade e ao sexo, respectivamente.
Conclusão: Esses fatores podem influenciar direta ou indiretamente na proposição diagnóstica, contribuindo na acurada detecção do problema, oportunizando ações precisas e resultados positivos em saúde.

Publicado

2021-01-07

Como Citar

Batista, K. L. D., Matias, K. C., Cavalcanti, R. de M., Fernandes, R. M., Lopes, M. V. de O., & Lira, A. L. B. de C. (2021). FATORES ASSOCIADOS À PROPOSIÇÃO DO DIAGNÓSTICO DE ENFERMAGEM: ATRASO NO CRESCIMENTO EM ADOLESCENTES. Cogitare Enfermagem, 26. https://doi.org/10.5380/ce.v26i0.69988

Edição

Seção

Artigo Original