ENSAIO CLÍNICO RANDOMIZADO CONTROLADO SOBRE O CORTE DO CATETER CENTRAL DE INSERÇÃO PERIFÉRICA EM NEONATOS

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v27i0.84798

Keywords:

Cateterismo Venoso Central, Enfermagem, Ensaio Clínico, Recém-Nascido.

Abstract

Objetivo: Comparar as complicações entre o Cateter Central de Inserção Periférica com ajuste de comprimento com corte e sem corte.

Método: Ensaio clínico randomizado controlado. Compuseram a amostra 46 neonatos internados num serviço de Unidade de Terapia Intensiva Neonatal no Paraná, Brasil, entre abril e julho de 2021, com indicação do cateter. Os participantes foram randomizados eletronicamente e divididos em grupo controle, cujo comprimento do cateter foi ajustado com o corte do mesmo, e grupo experimental, cujo cateter foi mantido sem corte. Os dados foram analisados por teste de Mann-Whitney e Teste de Fisher.

Resultados: A média do tempo de permanência dos cateteres foi de dez dias em ambos os grupos (p=0,79). Não foi identificada diferença relevante quanto às complicações, como infiltração, obstrução e infecção.

Conclusão: O corte do cateter para ajuste do comprimento não interfere nas complicações apresentadas. Registro no REBEC: RBR-2w4dpg5.

Author Biographies

Thaline dos Reis Wosnes, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná

 Graduada em Enfermagem pelo Centro Universitário Santa Cruz - 2019. Pós Graduada na modalidade Residência Multiprofissinal em Saúde da Criança e Adolescente pelo Complexo Hospital de Clinicas da Universidade Federal do Paraná - 2022. Atualmente é enfermeira do Hospital Oncopediatrico Erastinho. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem em Saúde da Criança e Adolescente.

 

Clélia Mozara Giacomozzi, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná

Possui graduação em ENFERMAGEM pela Universidade Federal do Paraná (2005). Mestrado pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem da UFPR (2008). Doutorado pelo Programa de Pós-graduação em Saúde da Criança e do Adolescente da UFPR (2017). Atuou como enfermeira assistencial da UTI neonatal do Hospital de Clínica - UFPR de 2006 a 2016, sendo 2 anos dedicados à educação continuada da equipe. Docente na Universidade Tuiuti do Paraná. Chefe imediata da Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica HC-UFPR no ano de 2016. Coordenadora do Comitê de Terapia Infusional do CHC-UFPR.

Letícia Morgana Giacomozzi, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Paraná- UFPR (2006), mestrado em Enfermagem pela UFPR (2008) e doutorado em Saúde da Criança e do Adolescente pela UFPR (2021) . Atualmente é enfermeira do Hospital de Clínicas do Paraná. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase na área gerencial e administrativa, atuando principalmente nos seguintes temas: gerenciamento de enfermagem, educação em serviço e auditoria.

Regina Paula Vieira Cavalcante Silva, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná

Possui Graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993), Mestrado em Saúde da Criança e do Adolescente pela Universidade Federal do Paraná (1999) e Doutorado em Saúde da Criança e do Adolescente, com Área de Concentração em Neonatologia, pela Universidade Federal do Paraná (2006). Atualmente é Professora Associada do Departamento de Pediatria da Universidade Federal do Paraná. Atua como Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança e do Adolescente da Universidade Federal do Paraná. É membro do Departamento de Neonatologia da Sociedade Paranaense de Pediatria. Participa da Rede Brasileira de Pesquisas Neonatais como Coordenadora Local do Hospital de Clínicas - UFPR. Tem experiência na área de Neonatologia, atuando principalmente nos seguintes temas: boas práticas na assistência ao recem-nascido prematuro de muito baixo peso e morbi-mortalidade neonatal.

Published

2022-12-01

How to Cite

Wosnes, T. dos R., Giacomozzi, C. M., Giacomozzi, L. M., & Silva, R. P. V. C. (2022). ENSAIO CLÍNICO RANDOMIZADO CONTROLADO SOBRE O CORTE DO CATETER CENTRAL DE INSERÇÃO PERIFÉRICA EM NEONATOS. Cogitare Enfermagem, 27. https://doi.org/10.5380/ce.v27i0.84798

Issue

Section

Research