Reconciliação medicamentosa num serviço de urgência

um processo de melhoria contínua

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/ce.v30i0.95837

Palavras-chave:

Reconciliação medicamentosa, Segurança do paciente, Serviço hospitalar de emergência, Telessaúde, Familiares acompanhantes

Resumo

Objetivos: estruturar o plano de melhoria para a reconciliação da medicação num serviço de urgência português.

Método: elaborou-se o projeto de melhoria com a metodologia Plan, Do, Act, Plan (PDSA), em um estudo observacional, descritivo, quantitativo. Na etapa Plan, participaram 282 pacientes admitidos em serviço de urgência, cujo familiar teve teleconsulta de Enfermagem; e 447 na etapa Study. Realizada a estruturação da teleconsulta com a técnica Identify, Situation, Background, Assessment e Recommendation (ISBAR); formação da equipe.

Resultados: na prática habitual dos enfermeiros, identificaram-se 4,6% (n=13) discrepâncias não intencionais entre a prescrição e a medicação em uso no domicílio. Observou-se o aumento para 9,4% (n=42) de discrepâncias após a estruturação da teleconsulta, que passou a incluir as questões sobre a medicação habitual. A interrupção, sobretudo de medicamentos que atuam no sistema nervoso central, dose/frequência incorreta, foi a discrepância mais frequente, posteriormente corrigida.

Conclusão: o estudo contribuiu para identificar/corrigir as falhas na reconciliação de medicação, a fim de evidenciar a importância da participação da Enfermagem e da família.

Biografia do Autor

Ana Cristina de Almeida Marinho Diniz, Unidade Local de Saúde de São José, Lisboa, Portugal.

Mestre em Enfermagem. Especialista em Enfermagem Médico-cirúrgica. Unidade Local de Saúde de São José, Lisboa, PT.  

Anabela Pereira Borges Sousa, Unidade Local de Saúde de São José, Lisboa, Portugal.

Mestre em Enfermagem. Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica, Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica. Unidade Local de Saúde de São José, Lisboa, Portugal.

Cláudia Tartaglia Reis, Universidade Nova de Lisboa

Doutora em Saúde Pública. Tutora do Curso Internacional de Qualidade em Saúde e Segurança do Doente. Universidade Nova de Lisboa, Lisboa, Portugal.

Susana Maria Sardinha Vieira Ramos, Unidade Local de Saúde de São José, Lisboa, Portugal.

Enfermeira gestora. Coordenadora do Gabinete de Segurança do Doente. Mestre em Infecção em Cuidados de Saúde. Unidade Local de Saúde de São José, Lisboa, Portugal.

Paulo Manuel Máximo Barreiros, Unidade Local de Saúde de São José, Lisboa, Portugal.

Enfermeiro gestor. Coordenador do Centro de Responsabilidade Integrada do Serviço de Urgência.Mestre em Enfermagem. Unidade Local de Saúde de São José, Lisboa, Portugal.

Paulo Jorge dos Santos Sousa, Universidade Nova de Lisboa

Doutor em Saúde Pública. Professor Associado com Agregação, Escola Nacional de Saúde Pública, Universidade Nova de Lisboa, Lisboa, Portugal.

Publicado

17-02-2025

Como Citar

Diniz, A. C. de A. M., Sousa, A. P. B., Reis, C. T., Ramos, S. M. S. V., Barreiros, P. M. M., & Sousa, P. J. dos S. (2025). Reconciliação medicamentosa num serviço de urgência: um processo de melhoria contínua. Cogitare Enfermagem, 30. https://doi.org/10.1590/ce.v30i0.95837

Edição

Seção

Artigo Original