Reconciliação medicamentosa num serviço de urgência
um processo de melhoria contínua
Palavras-chave:
Reconciliação medicamentosa, Segurança do paciente, Serviço hospitalar de emergência, Telessaúde, Familiares acompanhantesResumo
Objetivos: estruturar o plano de melhoria para a reconciliação da medicação num serviço de urgência português.
Método: elaborou-se o projeto de melhoria com a metodologia Plan, Do, Act, Plan (PDSA), em um estudo observacional, descritivo, quantitativo. Na etapa Plan, participaram 282 pacientes admitidos em serviço de urgência, cujo familiar teve teleconsulta de Enfermagem; e 447 na etapa Study. Realizada a estruturação da teleconsulta com a técnica Identify, Situation, Background, Assessment e Recommendation (ISBAR); formação da equipe.
Resultados: na prática habitual dos enfermeiros, identificaram-se 4,6% (n=13) discrepâncias não intencionais entre a prescrição e a medicação em uso no domicílio. Observou-se o aumento para 9,4% (n=42) de discrepâncias após a estruturação da teleconsulta, que passou a incluir as questões sobre a medicação habitual. A interrupção, sobretudo de medicamentos que atuam no sistema nervoso central, dose/frequência incorreta, foi a discrepância mais frequente, posteriormente corrigida.
Conclusão: o estudo contribuiu para identificar/corrigir as falhas na reconciliação de medicação, a fim de evidenciar a importância da participação da Enfermagem e da família.
Traduções deste artigo
- Medication reconciliation in an emergency department (English)
- Conciliación de la medicación en un servicio de urgencias (Español (España))
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