Reconciliação medicamentosa num serviço de urgência

um processo de melhoria contínua

Autores

Palavras-chave:

Reconciliação medicamentosa, Segurança do paciente, Serviço hospitalar de emergência, Telessaúde, Familiares acompanhantes

Resumo

Objetivos: estruturar o plano de melhoria para a reconciliação da medicação num serviço de urgência português.

Método: elaborou-se o projeto de melhoria com a metodologia Plan, Do, Act, Plan (PDSA), em um estudo observacional, descritivo, quantitativo. Na etapa Plan, participaram 282 pacientes admitidos em serviço de urgência, cujo familiar teve teleconsulta de Enfermagem; e 447 na etapa Study. Realizada a estruturação da teleconsulta com a técnica Identify, Situation, Background, Assessment e Recommendation (ISBAR); formação da equipe.

Resultados: na prática habitual dos enfermeiros, identificaram-se 4,6% (n=13) discrepâncias não intencionais entre a prescrição e a medicação em uso no domicílio. Observou-se o aumento para 9,4% (n=42) de discrepâncias após a estruturação da teleconsulta, que passou a incluir as questões sobre a medicação habitual. A interrupção, sobretudo de medicamentos que atuam no sistema nervoso central, dose/frequência incorreta, foi a discrepância mais frequente, posteriormente corrigida.

Conclusão: o estudo contribuiu para identificar/corrigir as falhas na reconciliação de medicação, a fim de evidenciar a importância da participação da Enfermagem e da família.

Traduções deste artigo

Biografia do Autor

Ana Cristina de Almeida Marinho Diniz, Unidade Local de Saúde de São José, Lisboa, Portugal.

Mestre em Enfermagem, Especialista em Enfermagem Médico-cirúrgica, Gabinete de Segurança do Doente.

Anabela Pereira Borges Sousa, Unidade Local de Saúde de São José, Lisboa, Portugal.

Mestre em Enfermagem, Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica, Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica, Unidade de Cuidados Intensivos-ECMO.

Cláudia Tartaglia Reis, Escola Nacional de Saúde Pública – NOVA de Lisboa, Lisboa, Portugal.

Doutora em Saúde Pública, Tutora do Curso Internacional de Qualidade em Saúde e Segurança do Doente.

Susana Maria Sardinha Vieira Ramos, Unidade Local de Saúde de São José, Lisboa, Portugal.

Mestre em Infeção em Cuidados de Saúde, Enfermeira gestora, coordenadora do Gabinete de Segurança do Doente.

Paulo Manuel Máximo Barreiros, Unidade Local de Saúde de São José, Lisboa, Portugal.

Mestre em Enfermagem, Especialista em Enfermagem Médico-cirúrgica, Enfermeiro gestor, coordenador do Centro de Responsabilidade Integrada do Serviço de Urgência.

Paulo Jorge dos Santos Sousa, Escola Nacional de Saúde Pública- NOVA de Lisboa e Comprehensive Health Research Centre, Lisboa, Portugal.

Doutor em Saúde Pública, Professor Associado com Agregação, Escola Nacional de Saúde Pública- NOVA e Comprehensive Health Research Centre (CHRC), Coordenador do Curso Internacional de Qualidade em Saúde e Segurança do Doente.

Publicado

17-02-2025

Como Citar

Diniz, A. C. de A. M., Sousa, A. P. B., Reis, C. T., Ramos, S. M. S. V., Barreiros, P. M. M., & Sousa, P. J. dos S. (2025). Reconciliação medicamentosa num serviço de urgência: um processo de melhoria contínua. Cogitare Enfermagem, 30. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/95837

Edição

Seção

Artigo Original