PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PARA A AUTOGESTÃO EM ADOLESCENTES COM SPINA BÍFIDA: O QUE DIZEM OS JOVENS E SEUS CUIDADORES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v24i0.62222

Palavras-chave:

Programa, Capacitação, Adolescentes, Condição Crónica, Autogestão.

Resumo

Objetivo: avaliar um programa e os seus efeitos nas competências de autogestão, na perspetiva dos jovens e de seus pais/cuidadores.
Método: entrevistas em grupo focal, com os 51 jovens com Spina Bifida (10-18 anos) que realizaram o programa e 30 pais/cuidadores.
Resultados: revelam melhoria no comportamento de autogestão dos jovens, mais responsáveis, proactivos, confiantes, competentes na resolução de problemas, e autónomos. Quanto ao programa, destacam as estratégias psicoeducativas utilizadas, como a técnica de resolução de problemas, o roleplaying, os vídeos, o regime de tutoria entre pares e a modelagem (Lay led’s).
Conclusão: o programa obteve resultados positivos na capacitação dos jovens para a autonomia. As mudanças verificadas no jovem ao assumir o papel de tutor permitem destacar a eficácia desta estratégia e o seu potencial na criança com condição crónica.

Publicado

26-04-2019

Como Citar

Malheiro, M. I. D. da C., Gaspar, M. F., & Barros, L. (2019). PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PARA A AUTOGESTÃO EM ADOLESCENTES COM SPINA BÍFIDA: O QUE DIZEM OS JOVENS E SEUS CUIDADORES. Cogitare Enfermagem, 24. https://doi.org/10.5380/ce.v24i0.62222

Edição

Seção

Artigo Original