QUALIDADE DA ASSISTÊNCIA E SEGURANÇA DO PACIENTE: AVALIAÇÃO POR INDICADORES
DOI:
https://doi.org/10.5380/ce.v21i5.44938Palavras-chave:
Qualidade da assistência à saúde, Segurança do paciente, Indicador de qualidade, Enfermagem, Avaliação em saúde.Resumo
Estudo descritivo, transversal, prospectivo, observacional, quantitativo, que objetivou avaliar a qualidade da assistência com indicadores relacionados à prevenção de quedas e identificação do paciente de um hospital universitário. Os dados foram coletados em 15 dias aleatórios dos meses de agosto e setembro de 2015, em duas unidades de um hospital do interior do Paraná-Brasil, utilizando-se instrumentos previamente validados. Fez-se análise estatística descritiva, seguido do cálculo do Índice de Positividade. Foram realizadas 1068 observações. A qualidade da assistência ilustrada pelos indicadores de identificação do paciente pelo leito/pulseira e presença de grades no leito à prevenção de quedas foi classificada como sofrível (0%), limítrofe (76,60%), e adequada (95,48%), respectivamente. Concluiu-se a necessidade iminente de melhorias na identificação do paciente, o que possivelmente poderia ser viabilizado pela escolha racional do método de identificação e através do empoderamento do enfermeiro em relação à tomada de decisão quanto a este indicador.
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