Velas e Velones: sobre estética e materialidade entre Catolicismo e Vodu na República Dominicana
DOI:
https://doi.org/10.5380/cra.v20i1.65023Keywords:
Catolicismo Popular, Vodu Dominicano, Materialidade.Abstract
Neste trabalho, exploro a multiplicidade de papéis e sentidos que coisas e seres não-humanos contêm em festas de religiosidade popular na República Dominicana. Tomo como ponto de partida as controvérsias que se passaram durante um trabalho de campo sobre a Fiesta de San Miguel em torno das velas e dos velones (velas grandes), que se diferenciam por cor e tamanho. O pano de fundo para essa breve refexão é o enunciado que opõe catolicismo e vodu, sobre o qual eu argumento que objetos/ coisas, formas e cores circulam, mobilizam e articulam sentidos e valores que tornam mais complexa tal oposição. Também caracterizo a intensidade e a duração temporal dessa fricção em outras épocas e registros. O objetivo é demonstrar de que maneira elementos sensíveis e estéticos alimentam uma contiguidade entre os polos dessa antinomia, que termina por fortalecer San Miguel como santo e mistério na compreensão dominicana.
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