Um foco de energia: o Collège de Sociologie e a noção de sagrado (1937-1939)
DOI:
https://doi.org/10.5380/cra.v18i1-2.56652Keywords:
Collège de Sociologie, antropologia, sagrado, política, religiãoAbstract
O presente trabalho pretende explicitar o contexto de formação e as principais propostas de uma experiência efêmera, mas não por isso menos significativa, ocorrida na França do entreguerras: o Collège de Sociologie. Fundado em 1937 para ser um grupo de estudos em torno de alguns temas de interesse comum entre seus organizadores – Georges Bataille (1897-1962), Michel Leiris (1901-1991) e Roger Caillois (1913-1987) – o grupo teve também o intuito de ser um lócus de ação política. A noção de sagrado, clássica na teoria antropológica francesa a partir de seu uso no trabalho de Émile Durkheim (1858-1917), Les formes eléméntaires de la vie religieuse (1912), ganha no Collège grande destaque: busca-se compreender essa idéia e, mais que isso, torná-la uma prática. Nesse sentido, há uma leitura renovada da noção mobilizada pela antropologia precedente: o sagrado é tanto objeto de estudo quanto perspectiva de análise que permite olhar para a sociedade contemporânea e, no limite, transformá-la.
References
AMBROSINO, G.; BATAILLE, G., CAILLOIS, R., KLOSSOWSKI, P., LIBRA, P., MONNEROT, J. 1995 [1937]. “Déclaration sur la fondation d’un Collège de Sociologie”. In: HOLLIER, D. (org). Le Collège de Sociologie. Paris: Gallimard.
ARMEL, A. 1997. Michel Leiris. Paris: Fayard. BATAILLE, G. et alii. 1991. Documents. Année 1929/1930. Edição fac-similar. Paris: Jean-Michel Place.
BATAILLE, G. 1970a [1935].‘Contre-Attaque’. Union de lutte des intellectuels révolutionnaires. In: BATAILLE, G. Oeuvres complètes. Tome I. Premiers Écrits. Paris: Gallimard.
BATAILLE, G.1970b [1936]. La conjuration sacrée. In:
BATAILLE, G. Oeuvres complètes. Tome I. Premiers Écrits. Paris: Gallimard.
BATAILLE, G.1975 [1933; 1949]. A parte maldita (precedida de A noção de despesa). Rio de Janeiro: Imago Editora.
BATAILLE, G.1995a [1938]. La sociologie sacrée et les rapports entre ‘societé’, ‘organisme’ et ‘être’. In: HOLLIER, D. (org). Le Collège de Sociologie. Paris: Gallimard.
BATAILLE, G.1995b [1938]. L´apprenti sorcier. In: HOLLIER, D. (org). Le Collège de Sociologie. Paris: Gallimard.
BATAILLE, G. 1997. Choix de lettres (1917-1962). Paris: Gallimard.
BATAILLE, G.2004 [1954].La publication d’Un cadavre. In : LEIRIS, M & BATAILLE, G. Échanges et correspondences. Paris: Gallimard.
BATAILLE, G. ; CAILLOIS, R. ; LEIRIS, M. 1995a [1938]. Déclaration du Collège de Sociologie sur la crise internationale. In: HOLLIER, D. (org). Le Collège de Sociologie. Paris: Gallimard.
BATAILLE, G. ; CAILLOIS, R. ; LEIRIS, M. 1995b [1939]. Le Collège de Sociologie. In: HOLLIER, D. (org). Le Collège de Sociologie. Paris: Gallimard.
BRUMANA, F. G. 2005. O sonho dogon nas origens da etnologia francesa. São Paulo: Edusp.
CAILLOIS, R. 1974. Approches de l’imaginaire. Paris: Gallimard.
CAILLOIS, R.1981a. Entretien donné à Hector Bianciotti et Jean-Paul Enthoven. In: CAILLOIS, R. et alii. Cahiers Pour en temps. Paris: Centre Georges Pompidou/Pandora Editions.
CAILLOIS, R.1981b. Notes pour un itinéraire de Roger Caillois. In: CAILLOIS, R. et alii. Cahiers Pour en temps. Paris: Centre Georges Pompidou/Pandora Editions.
CAILLOIS, R. 1995 [1938]. Vent d’hiver. In: HOLLIER, D. (org). Le Collège de Sociologie. Paris: Gallimard.
CAILLOIS, R. 1950 [1939]. L’ homme et le sacré. Paris: Gallimard.
CAILLOIS, R. 2008. Oeuvres, Paris: Gallimard.
CAILLOIS, R. & OCAMPO, V. 1997. Correspondances. Paris: Éditions Stock.
DURKHEIM, E. 1968. Les formes élémentaires de la vie religieuse. Le système totémique em Australie. Paris: Presses Universitaires de France.
FELGINE, O. (org.). 1997. CAILLOIS, R. & OCAMPO, V. Correspondances. Paris: Éditions Stock.
FELGINE, O. “Vie et oeuvre”. 2008. In: CAILLOIS, R. Oeuvres. Paris: Gallimard.
FOURNIER. M. 1994. Marcel Mauss. Paris: Fayard.
FOURNIER. M. 2007. Émile Durkheim (1858-1917). Paris: Fayard.
GINZBURG, C. 2011. Mitologia germânica e nazismo: sobre um velho livro de Georges Dumézil. In: GINZBURG, C. Mitos, Emblemas, Sinais: Morfologia e História. São Paulo: Companhia das Letras.
GOUARNÉ, I. 2013. L’introduction du Marxisme en France: philosoviétisme et sciences humaines (1929-1939). Rennes: Presses Universitaires de Rennes,
GOYATÁ, J. 2016. Georges Bataille e Michel Leiris: a experiência do sagrado. São Paulo: Humanitas.
HEILBRON, J. 1985. “Les métamorphoses du durkheimisme, 1920-1940”, Revue française de sociologie, 26(2): 203-237. https://doi.org/10.2307/3321573
HOLLIER, D. (org). 1995. Le Collège de Sociologie. Paris: Gallimard.
JAMIN, J. 1980. “Un sacré collège ou les apprentis sorciers de la sociologie”. Cahiers Internationaux de Sociologie, 68: 5-30.
LECOQ, D.& LORY, J. 1987. Écrits d’ailleurs: Georges Bataille et les ethnologues. Paris: Éditions de la Maison des Sciences de l’Homme.
LEIRIS, M. & CHAVASSE, P. 1968. Entretien avec Michel Leiris. Radio France-Culture, janeiro. Disponível em http://www.ina.fr/art-et-culture/litterature/audio/PHD99208104/michel-leiris-1. fr.html.
LEIRIS, M. 1992a. Journal 1922-1989. Paris : Gallimard.
LEIRIS, M. ; PRICE, S. ; JAMIN, J. 1992b. C’est-à-dire. Paris: Jean- Michel Place.
LEIRIS, M. 1994. L’ homme sans honneur – notes sur le sacré dans la vie quotidienne. Édition établie, présentée et annotée par Jean Jamin, Paris: Jean Michel Place.
LEIRIS, M. 1995 [1938], Le sacré dans la vie quotidienne. In: HOLLIER, D. (org). Le Collège de Sociologie. Paris: Gallimard.
MAUSS, M. 1968. Oeuvres. Paris: Les Éditions de Minuit.
MAUSS, M. 1981. Lettre à Roger Caillois. In: CAILLOIS, R. et alii. Cahiers Pour en temps. Paris: Centre Georges Pompidou/Pandora Editions.
MAUSS, M. 2003. Sociologia e Antropologia. São Paulo: Cosac & Naify.
MAUSS, M. & HUBERT, H. 2005. Sobre o sacrifício. Ensaio sobre a natureza e a função do sacrifício. São Paulo: Cosac & Naify.
MOTTA, A. 2006. A África Fantasma de Michel Leiris. In: CAVIGNAC, J.; GROSSI, M.; MOTTA, A. (orgs.). Antropologia Francesa no século XX. Recife: Editora Massangana.
NADEAU, M. 1985. História do surrealismo. São Paulo: Perspectiva.
NADEAU, M.; ARON, P.; VAN DER SCHUEREN, E. 1990. Entretien avec Maurice Nadeau. In: P. ARON & E. VAN DER SCHUEREN (orgs.). Michel Leiris. Revue de l'Université de Bruxelles, 1990/1-2. Bruxelles: Editions de l'Université de Bruxelles.
PEIXOTO, F. 2006. O nativo e o narrativo: os trópicos de Lévi-Strauss e a África Fantasma de Michel Leiris. In: CAVIGNAC, J.; GROSSI, M.; MOTTA, A. (orgs.). Antropologia Francesa no século XX. Recife: Editora Massangana.
PEIXOTO, F. 2007. A viagem como vocação: antropologia e literatura na obra de Michel Leiris. In: LEIRIS, M. A África Fantasma. São Paulo: Cosac & Naify.
PEIXOTO, F. 2011. “O olho do etnógrafo”, Sociologia & Antropologia 1(2): 195-215. https://doi.org/10.1590/2238-38752011v129
PROCHASSON, C. 1981. Le socialisme normalien (1907-1914). Université Paris 1, thèse sous la direction de M. Agulhon, 390 p.
RICHMAN, M. 1990. Anthropology and Modernism in France: From Durkheim to the Collège de Sociologie. In: MANGANARO, M. (org). Modernist Anthropology: from Fieldwork to Text. Princeton: Princeton University Press.
SCRAMIM, S. & HONESKO, V. 2009. Apresentação. In: AGAMBEN, G. O que é o contemporâneo? e outros ensaios. Chapecó: Argos.
SOBRAL, L. F. 2008. “O pensamento selvagem de Michel Leiris”, Novos Estudos - CEBRAP 82: 207-215. https://doi.org/10.1590/S0101-33002008000300013
SURYA, M. 1992. La mort à l’oeuvre. Paris: Gallimard.
THIRION, A. 1981. La boussole d’obsidienne. In: CAILLOIS, R. et alii. Cahiers Pour en temps. Paris: Centre Georges Pompidou/Pandora Editions.
WEINGRAD, M. 2001. “The College of Sociology and the Institute of Social Research”, New German Critique 84: 129-161. https://doi.org/10.2307/827800
YVERT, L (org.). 2004. In: LEIRIS, M. & BATAILLE, G.. Échanges et correspondences. Paris: Gallimard. ZORZI, M. 2013. O “Dicionário” de Documents (1929-1930) e a antropologia de Georges Bataille. São Paulo: Dissertação de mestrado em Antropologia Social, USP.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
1 Authors retain copyright to work published under Creative Commons - Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0) which allows:
Share — copy and redistribute material in any medium or format
Adapt — remix, transform, and build upon material
In accordance with the following terms:
Attribution — You must give appropriate credit, provide a link to the license, and indicate if changes have been made. You must do so under any reasonable circumstances, but in no way that suggests that the licensor endorses you or your use.
Non-Commercial — You may not use the material for commercial purposes.
2 Authors are authorized to distribute the version of the work published in this journal, in institutional, thematic, databases and similar repository, with acknowledgment of the initial publication in this journal;
3 Works published in this journal will be indexed in databases, repositories, portals, directories and other sources in which the journal is and will be indexed.
