A pesquisa biográfica e suas vicissitudes: apontamentos acerca da experiência etnográfica e imaginação

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5380/cam.v12i2.22657

Palabras clave:

biografia, etnografia, narratividade

Resumen

Este trabalho se propõe a problematizar o rigor na investigação biográfica. Para tanto será feita uma comparação de duas pesquisas que utilizam procedimentos analíticos e metodológicos diferenciados. Richard Fardon, que investigou o itinerário de Mary Douglas, e, Rubem Alves que escreve sobre a trajetória de Gandhi. O posicionamento de pesquisa apontado por cada biógrafo permite discutir suas escolhas para a partir delas discutir o papel do trabalho de campo e da imaginação na reconstituição das trajetórias investigadas por meio da narrativa.

Biografía del autor/a

Anaxsuell Fernando Silva, Unicamp

Doutorando em Ciências Sociais, com ênfase em Antropologia, pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Mestre, Bacharel e Licenciado em Ciencias Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN),. Atua principalmente com temáticas relacionadas a Religião; Literatura e Arte; Epistemologia; Itinerário intelectual e Etnografia do saber.

Cómo citar

Silva, A. F. (2011). A pesquisa biográfica e suas vicissitudes: apontamentos acerca da experiência etnográfica e imaginação. Campos – Revista De Antropologia, 12(2). https://doi.org/10.5380/cam.v12i2.22657

Número

Sección

Ensaios Bibliográficos