Religião e performances corporais: etnografia com alunos evangélicos da zona rural de uma escola pública de Minas Gerais
DOI:
https://doi.org/10.5380/cra.v22i1.74192Keywords:
Etnografia, Escola rural, Aluno evangélico, Performance corporalAbstract
Este artigo tem como objetivo compreender, apreender e interpretar, com a realização de uma etnografia numa escola estadual da zona rural de Minas Novas-MG, com um grupo de jovens alunos cujo pertencimento religioso é pela Igreja Evangélica Assembleia de Deus, como os jovens pensam e reagem às alteridades que carregam e visibilizam no ambiente escolar, por meio, sobretudo, de suas performances corporais nas aulas de Educação Física. Para isso, foram utilizados observação participante, caderno de campo, inclusive pelos alunos, entrevistas e depoimentos orais. O resultado revelou que eles se constroem como corpo marcado por uma lógica religiosa, na articulação entre o subjetivo e o social. Alguns dos alunos flexibilizam algumas regras e preceitos da Igreja a partir de seu entendimento da religião e comportamentos pessoais, pois incorporam marcas socioculturais que comunicam significados e simbologias que possibilitam sua distinção como fiel.
References
Baudrillard, J. (1991). Simulacros e simulação. Lisboa: Relógio D’Agua.
Butler, J. (2003). Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Rio de Janeiro: Civilização
Brasileira.
Clifford, J. (2002). A experiência etnográfica: antropologia e literatura no século XX. Rio de Janeiro:
UFRJ.
Dauster, T.; Tosta, S. P.; Rocha, G. (orgs.). (2012). Etnografia e educação. Rio de Janeiro: Lamparina.
De Lauretis, T. (1994). A tecnologia de gênero. In: H. B. Holanda (org.). Tendências e impasses: o feminismo como crítica cultural. Rio de Janeiro: Rocco.
Feixa, C. (2014). De la generacion@ a la #generacion. Barcelona: Ariel.
Goldenberg, M. (2006). O corpo como capital: para compreender a cultura brasileira. Arquivos e Movimento,
(2), 115-123. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/am/article/view/9083.
Gonçalves, J. R. (2002). Apresentação. In: J. Clifford. A experiência etnográfica: antropologia e literatura
no século XX (pp. 7-16). Rio de Janeiro: Ed. UFRJ.
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. População residente, segundo a religião - 2010. Resultados
gerais da amostra - Tabela 1489 com números reais adaptados com o acréscimo da percentagem.
Disponível em: http://downloads.ibge.gov.br/downloads_estatisticas.htm. Acesso em: 01 nov. 2014.
Köhler, C. (1996). História do vestuário. São Paulo: Martins Fontes.
Laqueur, T. (2001). Inventando o sexo: corpo e gênero dos gregos a Freud. Rio de Janeiro: Relume-Dumará.
Le Breton, D. (2011). Antropologia do corpo e modernidade. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes.
Magnani, J. G. C & Souza, B. M. (org.). (2007). Jovens na metrópole: etnografias de circuitos de lazer, encontro e sociabilidade. São Paulo: Terceiro Nome.
Maia, C. L. (2010). Cartografias juvenis: mudanças e permanências nos territórios e modos de ser jovem
(Tese de Doutorado). Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte. Disponível em: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8FNQE4
Malinowski, B. (1984). Argonautas do Pacífico Ocidental. São Paulo: Abril.
Mariano, R. (2004). Expansão pentecostal no Brasil: o caso da Igreja Universal do Reino de Deus.
Estudos Avançados, 18(52), 121-138. https://doi.org/10.1590/S0103-40142004000300010
Mauss, M. (1974). Sociologia e Antropologia. São Paulo: Edusp.
Merleau-Ponty, M. (1994). Fenomenologia da percepção. São Paulo: Martins Fontes.
Najmanovich, D. (2002). Pensar/viver a corporalidade para além do dualismo. In: R. L. Garcia (org.). O corpo que fala dentro e fora da escola. Rio de Janeiro: DP&A.
Novaes, R. et al. (2016). Juventude, religiosidade, territórios e
redes: reflexões sobre resultados de pesquisas. In: Agenda Juventude Brasil: leituras sobre uma década de mudanças (pp. 233-263). Rio de Janeiro: Unirio. Disponível em: https://bibliotecadigital.mdh.gov.br/jspui/handle/192/133
Oliveira, R. C. (2006). O trabalho do antropólogo. 2ª ed. São Paulo: Paralelo 15/Unesp.
Peirano, M. (2019). A eterna juventude da antropologia: etnografia e teoria vivida. In: R. Guber (coord.). Trabajo de campo en América Latina: experiencias antropológicas regionales en etnografía. (pp. 169-181). Bogotá : Campus editorial/Sb editorial.
Pereira, A. B. (2018). Um rolê pela cidade de riscos. São Carlos: EdUFSCAR.
Rigoni, A. C. C. & Prodócimo, E. (2013). Corpo e religião: marcas da educação evangélica no corpo feminino. Revista Brasileira Ciências do Esporte, 35(1), 227-243. https://doi.org/10.1590/S0101-32892013000100017
Rosaldo, M. (1979). A mulher, a cultura e a sociedade: uma revisão teórica. In: M. Rosaldo & L.
Lamphere (coords.). A mulher, a cultura e a sociedade (pp. 33-64). Rio de Janeiro: Paz e Terra.
Sposito, M. P.; Souza, R. & Silva, F. A. (2018). A pesquisa sobre jovens no Brasil: traçando novos desafios a partir de dados quantitativos. Educação e Pesquisa, 44:e170308. Epub 21 dez. 2017. http://dx.doi.org/10.1590/s1678-4634201712170308
Tosta, S. P et al. (2016). Culturas urbanas: georreferenciamento e análise cultural de grupos juvenis em sua relação com a escola e com a cidade de Belo Horizonte/MG. Territórios de cultura: educação, arte e tecnologia na cidade de Belo Horizonte MG/Brasil. Relatório Técnico Científico. Belo Horizonte:
PUC Minas; CNPq.
Tosta, S. P. & Diniz, A. (2020). Territórios de cultura: Educação, arte e tecnologia na cidade de Belo Horizonte MG/ Brasil. Belo Horizonte: PUC Minas. Disponível em: https://www.editora.pucminas.br/obra/territorios-de-cultura-educacao-arte-e-tecnologia-na-cidade-de-belo-horizonte-mg-brasil-pdf
Vale de Almeida, M. (1996). Corpo presente: treze reflexões antropológicas sobre o corpo. Portugal: Etnográfica Press.
Vieira, R. (2003). Vidas revividas: etnografia, biografias e a descoberta de novos sentidos. In: T. H. Caria (org.). Experiência etnográfica em Ciências Sociais (pp. 76-96). Porto: Edições Afrontamento.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
1 Authors retain copyright to work published under Creative Commons - Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0) which allows:
Share — copy and redistribute material in any medium or format
Adapt — remix, transform, and build upon material
In accordance with the following terms:
Attribution — You must give appropriate credit, provide a link to the license, and indicate if changes have been made. You must do so under any reasonable circumstances, but in no way that suggests that the licensor endorses you or your use.
Non-Commercial — You may not use the material for commercial purposes.
2 Authors are authorized to distribute the version of the work published in this journal, in institutional, thematic, databases and similar repository, with acknowledgment of the initial publication in this journal;
3 Works published in this journal will be indexed in databases, repositories, portals, directories and other sources in which the journal is and will be indexed.
