Projeções de atrasos e hesitações: perspectivas em torno de um projeto de aceleração em uma escola pública do Rio de Janeiro (RJ)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/cra.v21i2.73350

Palavras-chave:

Escolarização, Projeto de aceleração, Repetência, Fracasso escolar

Resumo

Neste artigo, abordo a experiência de um projeto de adaptação idade-série ou de aceleração, relativo ao segundo ciclo do Ensino Fundamental (do sexto ao nono ano), a partir de uma etnografia que realizei em uma escola pública do Rio de Janeiro (RJ). Percorro diferentes perspectivas sobre a situação e os percursos dos jovens que compuseram suas duas turmas, em diálogo com os agrupamentos e trocas que esse projeto promoveu. Exploro projeções sobre atraso e aceleração na aprendizagem, do ponto de vista tanto de professores, quanto dos estudantes envolvidos. Diante de uma salutar hesitação que insiste entre perguntas e respostas que o fenômeno da multirrepetência nos coloca, destaco uma paradoxal desaceleração que essa experiência operou.

Biografia do Autor

Mario Pereira Borba, Pesquisador associado ao Laboratório de Etnografias e Interfaces do Conhecimento - UFRJ

Doutor em Antropologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e Pesquisador Associado ao Laboratório de Etnografias e Interfaces do Conhecimento da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Foi bolsista CAPES.

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Como Citar

Borba, M. P. (2020). Projeções de atrasos e hesitações: perspectivas em torno de um projeto de aceleração em uma escola pública do Rio de Janeiro (RJ). Campos - Revista De Antropologia, 21(2), 112–141. https://doi.org/10.5380/cra.v21i2.73350

Edição

Seção

Dossiê