Turner, Benjamin e Antropologia da Performance: O lugar olhado (e ouvido) das coisas
DOI:
https://doi.org/10.5380/cam.v7i2.7322Keywords:
ntropologia da performance, antropologia da experiência, teatro, ritual, ruídoAbstract
Um exercício aqui se propõe: repensar o lugar olhado das coisas na antropologia da performance. Isso, a partir de uma audição dos ruídos. O texto se desenvolve tal como um rito de passagem, em três momentos. Iniciamos com um rito de separação, saindo de um lugar (supostamente) familiar: os estudos de Victor Turner sobre ritos e dramas sociais. O movimento nos leva em direção a um lugar menos conhecido, onde nos deparamos, tal como num rito de transição, com os textos de Turner sobre a antropologia da performance e da experiência. Num terceiro momento, ao invés de fazermos um regresso, tal como num rito de reagregação, vamos às margens das margens. No límen da escritura de Turner, com as atenções voltadas aos ruídos, nos vemos em companhia (estranhamente familiar) de Walter Benjamin. Uma premissa se apresenta: os lugares onde um texto se desmancha podem ser os mais fecundos.
References
BARTHES, Roland. 1990. “Diderot, Brecht, Eisenstein”. In R. Barthes O Óbvio e o Obtuso: Ensaios Críticos. Rio de Janeiro: Nova Fronteira.
BENJAMIN, Walter. 1985a. “A Obra de Arte na Era de Sua Reprodutibilidade Técnica”. In W. Benjamin. Obras Escolhidas I: Magia e Técnica, Arte e Política. São Paulo: Brasiliense.
BENJAMIN, Walter. 1985b. “Sobre o Conceito de História”. In W. Benjamin. Obras Escolhidas I: Magia e Técnica, Arte e Política. São Paulo: Brasiliense.
BENJAMIN, Walter. 1995. “Sobre Alguns Temas em Baudelaire”. In W. Benjamin. Obras Escolhidas III: Charles Baudelaire. Um Lírico no Auge do Capitalismo. São Paulo: Brasiliense.
DAWSEY, John Cowart. 1999. De Que Riem os “Bóias-Frias”? Walter Benjamin e o Teatro Épico de Brecht em Carrocerias de Caminhões. Tese de livre-docência. São Paulo: PPGAS/FFLCH, Universidade de São Paulo.
DAWSEY, John Cowart.2005a. “Victor Turner e Antropologia da Experiência”. Cadernos de Campo 13:110-121. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9133.v13i13p163-176
DAWSEY, John Cowart. 2005b. “O Teatro dos ‘Bóias-Frias’: repensando a antropologia da performance”. Revista Horizontes Antropológicos 11(24): 15-34. https://doi.org/10.1590/s0104-7183200500020000
DAWSEY, John Cowart. 2006. “O Teatro em Aparecida: a santa e a lobisomem”. Mana – Estudos de Antropologia Social 12(1): 135-150. https://doi.org/10.1590/s0104-93132006000100005
GAGNEBIN, Jeanne Marie. 1985. “Prefácio: Walter Benjamin ou a História Aberta”. In W. Benjamin. Obras Escolhidas I: Magia e Técnica, Arte e Política. São Paulo: Brasiliense.
GAGNEBIN, Jeanne Marie. 1994. História e Narração em Walter Benjamin. São Paulo: Perspectiva.
GEERTZ, Clifford. 1978. “Uma Descrição Densa: Por uma teoria interpretativa da cultura”. In C. Geertz. A Interpretação das Culturas. Rio de Janeiro: Zahar.
TAUSSIG, Michael. 1980. The Devil and Commodity Fetishism in South America. Chapel Hill: University of North Carolina Press.
TAUSSIG, Michael. 1986. Shamanism, Colonialism, and the Wild Man: a study in terror and healing. Chicago/London: The University of Chicago Press.
TAUSSIG, Michael. 1993. Mimesis and Alterity. New York/London: Routledge.
TURNER, Victor. 1982. “Introduction”. In V. Turner. From Ritual to Theatre: the human seriousness of play. New York: PAJ Publications.
TURNER, Victor. 1986. “Dewey, Dilthey, and Drama: an essay in the anthropology of experience”. In V. Turner e E. M. Bruner (orgs.). The Anthropology of Experience. Urbana e Chicago: University of Illinois Press.
TURNER, Victor. 1987a. “The Anthropology of Performance”. In V. Turner. The Anthropology of Performance. New York: PAJ Publications.
TURNER, Victor. 1987b. “Images and Reflections: Ritual, Drama, Carnival, Film and Spectacle in Cultural Performance”. In V. Turner. The Anthropology of Performance. New York: PAJ Publications.
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
1 Authors retain copyright to work published under Creative Commons - Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0) which allows:
Share — copy and redistribute material in any medium or format
Adapt — remix, transform, and build upon material
In accordance with the following terms:
Attribution — You must give appropriate credit, provide a link to the license, and indicate if changes have been made. You must do so under any reasonable circumstances, but in no way that suggests that the licensor endorses you or your use.
Non-Commercial — You may not use the material for commercial purposes.
2 Authors are authorized to distribute the version of the work published in this journal, in institutional, thematic, databases and similar repository, with acknowledgment of the initial publication in this journal;
3 Works published in this journal will be indexed in databases, repositories, portals, directories and other sources in which the journal is and will be indexed.
