Tristeza, disforia e bem-estar: perspectivas etnográficas sobre a escolarização de Pessoas Trans
DOI:
https://doi.org/10.5380/cra.v22i1.70305Keywords:
Etnografia, Escolarização, Pessoas Trans, DisforiaAbstract
A proposta deste artigo é atentar etnograficamente para as questões e demandas trazidas por estudantes Trans sobre seu processo de escolarização. A partir da minha experiência como docente voluntário no Coletivo pela Educação Popular, TransEnem, sediado em Porto Alegre (RS), tensiono a vivência escolar dos discentes Trans de modo a percebê-la como algo mais que apenas a passagem pela escola. Por meio de notas retiradas do meu diário de campo e depoimentos feitos durante a construção de oficinas de pesquisa com os/as discentes, constrói-se uma narrativa sobre os sentimentos, a corporeidade, os significados e as percepções que atravessam as potencialidades e vulnerabilidades do ser Trans nos espaços e tempos pedagógicos. O texto ainda problematiza aspectos referentes a subjetivação das identidades Trans e marca os processos políticos da aprendizagem dessas identidades frentes aos diferentes espaços de socialização.
References
Abu-lughod, L. & Lutz, C. (1990). Language and the Politics of Emotion. New York: Cambridge University Press.
American Psychiatry Association. (2014). Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais. 5 ed.. Porto Alegre: Artmed.
Appiah, K. A. (2019). Las mentiras que nos unem – repensar la identidad: creencias, país, color, clase, cultura. Barcelona: Taurus.
Biehl, J., Good, B. & Kleinman, A. (eds). (2007). Subjectivity: ethnographic investigations. Berkeley, Los Angeles, London: University of California Press.
Butler, J. (2003). Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Rio de Janeiro: Civilização brasileira.
Cantelli, A. L. et. al. (2019). As Fronteiras da Educação: a realidade dxs estudantes Trans no Brasil. Curitiba: IBTE.
Csordas, T. (2013). “Fenomenologia cultural”: corporeidade, agência, diferença sexual e doença. Educação, (36)3, 292-305. https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/15523
Favret-Saada, J. (2005). “Ser Afetado”. Cadernos de Campo, (2)13, 155-116. https://doi.org/10.11606/
issn.2316-9133.v13i13p155-161
Hacking, I. (2002). Ontologia histórica. São Leopoldo: Unisinos.
Jesus, J. G. (2012). Orientações sobre a população transgênero: conceitos e termos. Brasília: Autor.
Lopes, G. L. (Org.). (2001). O corpo educado: pedagogias da sexualidade. Belo Horizonte: Autêntica.
Oliveira Junior, I. B. de & Maio, E. R. (2016). Re/Des/Construindo In/diferenças: a expulsão compulsória de estudantes Trans do sistema escolar. Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, (25)45, 159-172. https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/2292
Ortner, S. (2007). Subjetividade e Crítica cultural. Horizontes Antropológicos, (13)28, 375-405. http://dx.doi.org/10.1590/S0104-71832007000200015
Phillips, A. (2001). De uma política de ideias a uma política de presença? Revista de Estudos Feministas, (9)1, 268-290. https://doi.org/10.1590/S0104-026X2001000100016
Ribeiro, D. (2019). Lugar de fala. São Paulo: Pólen.
Santos, S. P. & Silva, E. P. de Q. (2017). O entrelaçamento entre transexualidade e educação escolar em dossiês de periódicos nacionais (1995-2016). InterMeio, (23)46, 39-61. https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/5310
Souza, H. A. de & Bernardo, M. H. (2014). “Transexualidade”: as consequências do preconceito escolar para a vida profissional. Bagoas: Estudos gays, gênero & sexualidades, (1)11, 157-175. https://periodicos.ufrn.br/bagoas/article/view/6548
Strathern, M. (2014). O gênero da dádiva: problemas com as mulheres e problemas com a sociedade na melanésia. Campinas: Ed. UNICAMP.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
1 Authors retain copyright to work published under Creative Commons - Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0) which allows:
Share — copy and redistribute material in any medium or format
Adapt — remix, transform, and build upon material
In accordance with the following terms:
Attribution — You must give appropriate credit, provide a link to the license, and indicate if changes have been made. You must do so under any reasonable circumstances, but in no way that suggests that the licensor endorses you or your use.
Non-Commercial — You may not use the material for commercial purposes.
2 Authors are authorized to distribute the version of the work published in this journal, in institutional, thematic, databases and similar repository, with acknowledgment of the initial publication in this journal;
3 Works published in this journal will be indexed in databases, repositories, portals, directories and other sources in which the journal is and will be indexed.
