Revisitando o vodu: interações e movimentos entre humanos e espíritos em dois contextos haitianos
DOI:
https://doi.org/10.5380/cra.v20i1.65039Keywords:
Haiti, espíritos, vodu, protestantismos, movimentoAbstract
Diferentes análises sobre o vodu haitiano apontam para o fato do termo vodou ser empregado para definir rituais que envolvem cantos, danças, tambores, comensalidade e movimentos e promovem a interação entre humanos e espíritos. Contudo, poucos(as) autores(as) exploraram a fundo esta definição, dedicando-se a enfatizar uma imagem estável do vodu. Politicamente, a criação dessa imagem possibilitou ao vodu adquirir o estatuto de religião nacional ganhando legitimidade e eficácia em disputas identitárias e territoriais das quais antropólogos(as) participam ativamente. Este artigo buscará aproximar dois contextos etnográficos de pesquisa realizadas em locais relativamente distantes, um situado no Norte e outro no Sul do Haiti. Nosso principal objetivo é elaborar uma análise das lógicas e das interações com os espíritos em uma perspectiva processual que inclua também o papel de outras agências, de materialidades diversas e de novos contextos situacionais, como as conversões religiosas e o avanço de missionários protestantes pelo país.
References
BASTIAN, Jean-Pierre. 1992. “Les protestantismes latino-américains: un objet à interroger et à construire”. Social Compass, 39(3), p. 327-354. https://doi.org/10.1177/003776892039003002
BASTIDE, Roger. 2018. “O princípio de individuação (contribuição a uma filosofia africana)”. Cadernos de Campo, 27(1): 220-232. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9133.v27i1p220-232
BLANES, Ruy & Diana Espírito-Santo. “Introduction: on the agency of intangibles”. In: R. Blanes e D. Espírito-Santo (orgs.), The social life of spirits. Chicago e London: University of Chicago Press.
BROWN, Karen McCarthy. 1991. Mama Lola: A Voodoo Priestess in Brooklyn. Berkeley, CA: University of California Press.
BULAMAH, Rodrigo C. 2013. O cultivo dos comuns: parentesco e práticas sociais em Milot, Haiti. Dissertação de mestrado. Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, Universidade Estadual de Campinas.
BULAMAH, Rodrigo C. 2015. Um lugar para os espíritos: os sentidos do movimento desde um povoado haitiano.
Cadernos Pagu, 45, p. 79–110.https://doi.org/10.1590/18094449201500450079
BULAMAH, Rodrigo C. 2017. Alfred Métraux: Between Ethnography and Applied Knowledge. In: BEEZLEY, W. (ed.). Oxford Research Encyclopedias - Latin American History. Nova Iorque: Oxford University Press, 2017, p. 1-31. https://doi.org/10.1093/acrefore/9780199366439.013.452
BULAMAH, Rodrigo C. 2019. “Ancestrais”. In: NEIBURG, F.
Conversas etnográficas haitianas. Rio de Janeiro: Papéis Selvagens.
CHARLIER-DOUCET, Rachelle. 2005. “Anthropologie, politique et engagement social. L’expérience du Bureau d’ethnologie d’Haïti”. Gradhiva. Revue d’anthropologie et d’histoire des arts, 1: 109–125. https://doi.org/10.4000/gradhiva.313
DALMASO, Flávia. 2014. “Kijan moun yo ye? As pessoas, as casas e as dinâmicas da familiaridade em Jacmel/Haiti. Tese de doutorado, Museu Nacional/UFRJ.
DALMASO, Flávia. 2018. ““Heranças de família: terras, pessoas e espíritos no sul do Haiti.” Mana. Estudos de Antropologia Social 24(3): 96-123. https://doi.org/10.1590/1678-49442018v24n3p096
DALMASO, Flávia. 2019. “Família”. In: NEIBURG, F. Conversas etnográficas haitianas. Rio de Janeiro: Papéis Selvagens.
DEREN, Maya. 1953. Divine Horsemen: The Living Gods of Haiti . London: Documentext McPherson & Company.
FIOD, Ana. 2015. “Lougawou: feitiço, famílias e crianças em Siwvle, Haiti”. Dissertação de mestrado, Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social: Museu Nacional, Universidade Estadual do Rio de Janeiro.
FIOD, Ana. 2019. “Feitiço”. In: NEIBURG, F. Conversas etnográficas haitianas. Rio de Janeiro: Papéis Selvagens.
FRY, Peter. 2000. “O Espírito Santo contra o feitiço e os espíritos revoltados: ‘civilização’ e ‘tradição’ em Moçambique”. Mana, 6(2): 65-95. https://doi.org/10.1590/S0104-93132000000200003
HURBON, Laënnec. 1988. Le barbare imaginaire. Porto-Príncipe: Éditions Henri Deschamps.
HÜWELMEIER, Gertrud & KRAUSE, Kristine (orgs.). 2010. Traveling spirits: migrants, markets and mobilities. Londres e Nova Iorque: Routledge.
LAURIÈRE, Christine. 2005. “D’une Île à l’autre: Alfred Métraux En Haïti”. Gradhiva : Revue d’histoire et d’archives de l’anthropologie 1: 181–207. https://doi.org/10.4000/gradhiva.359
LOWENTHAL, Ira P. 1987. “Marriage Is 20, Children Are 21: The Cultural Construction of Conjugality and the Family in Rural Haiti”. Tese de doutorado, Baltimore: Johns Hopkins University.
MAUSS, Marcel. 2003. “Ensaio sobre a dádiva. Forma e razão da troca na sociedades arcaicas”. In: Sociologia e antropologia, traduzido por Paulo Neves, 183–314. São Paulo: Cosac Naify.
MELLO, Marcelo M. 2016. Entidades espirituais: materializações, histórias e os índices de suas presenças. Etnográfica, 20(1): 209-223 https://doi.org/10.4000/etnografica.4193
MÉTRAUX, Alfred. 1995 [1958]. Le Vaudou haïtien. Paris: Gallimard.
MÉTRAUX, Alfred. 1951. Making a living in a Marbial Valley. Paris: UNESCO.
MEYER, Birgit, 1998. "'Make a complete break with the past': memory and the post-colonial modernity in Ghanaian pentecostalist discourse". Journal of religion in África, 28(3): 316-349. https://doi.org/10.1163/157006698X00044
MÉZIÉ, Nadège. 2016. "Emergência e ascensão dos protestantismos no Haiti: um panorama histórico". Debates do NER, 17(29): 289-327. https://doi.org/10.22456/1982-8136.61047
MICHEL, Claudine. BELLEGARDE-SMITH, Patrick (orgs.) 2006.
Vodou in Haitian Life and Culture: Invisible Powers. New York: Palgrave Macmillam.
MINTZ, Sidney; TROUILLOT, Michel-Rolph. 1995. “The social history of haitian vodou”. In: COSENTINO, Donald J. (org.).
Sacred arts of Haitian vodou
. Los Angeles: UCLA Fowler Museum.
MURRAY, G. Population pressure, land tenure, and voodoo: the economics of Haitian peasant ritual. 1980. In: ROSS, E. (ed.)
Beyond the myths of culture. Nova Iorque, Academic Press, pp. 295-321.
PREMAWARDHANA, Devaka. 2018. Faith in flux: pentecostalism and mobility in rural Mozambique. Philadelphia: University of Pennsylvania Press.
PRICE-MARS, Jean. 2009 [1929]. Ainsi parla l’Oncle. Chicoutimi: Les Classiques des Sciences Sociales. http://classiques.uqac.ca/classiques/price_mars_jean/ainsi_parla_oncle/ainsi_parla_oncle.html.
RAMSEY, Kate. 2011. The spirits and the law: Vodou and power in Haiti. Chicago: University of Chicago Press.
RICHMAN, Karen E. 2005. Migration and Vodou. Gainesville: University Press of Florida.
RICHMAN, Karen E. 2008. “A more powerful sorcerer: conversion, capital, and haitian transnational migration”. New West Indian Guide, 82 (1): 3-45. https://doi.org/10.1163/13822373-90002464
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
1 Authors retain copyright to work published under Creative Commons - Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0) which allows:
Share — copy and redistribute material in any medium or format
Adapt — remix, transform, and build upon material
In accordance with the following terms:
Attribution — You must give appropriate credit, provide a link to the license, and indicate if changes have been made. You must do so under any reasonable circumstances, but in no way that suggests that the licensor endorses you or your use.
Non-Commercial — You may not use the material for commercial purposes.
2 Authors are authorized to distribute the version of the work published in this journal, in institutional, thematic, databases and similar repository, with acknowledgment of the initial publication in this journal;
3 Works published in this journal will be indexed in databases, repositories, portals, directories and other sources in which the journal is and will be indexed.
