Negócios & dádivas: relações de mercado em um contexto de reciprocidade

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5380/cam.v13i2.36730

Palabras clave:

mercado, dádiva, reciprocidade

Resumen

Mercado e dádiva são comumente apresentados como esferas de relações sociais radicalmente distintas e até opostas. No presente artigo, busco debater os limites e interações entre tais campos, a partir de pesquisa etnográfica realizada no povoado de Alto Alegre (CE). Tenho por principal objetivo enfatizar o modo como a força moral das relações primárias pode influenciar, positiva ou negativamente, as tentativas de estabelecer um negócio na comunidade. A relação entre dádiva, obrigação e liberdade, apresentada por Mauss, assim como o trabalho de Sahlins acerca da influência mútua entre reciprocidade e distância social, servem de base para a reflexão sobre essa interface entre economia moral e economia mercantil.

Biografía del autor/a

Júlia Dias Escobar Brussi, Universidade de Brasília (UnB)

Mestre em Antropologia Social pela Universidade de Brasília (UnB) e Doutoranda na mesma instituição

Cómo citar

Brussi, J. D. E. (2012). Negócios & dádivas: relações de mercado em um contexto de reciprocidade. Campos – Revista De Antropologia, 13(2), 39–53. https://doi.org/10.5380/cam.v13i2.36730

Número

Sección

Artigos