O estudo de trajetórias de vida nas Ciências Sociais: trabalhando com as diferenças de escalas
DOI:
https://doi.org/10.5380/cam.v12i1.28562Keywords:
história de vida, trajetórias, variação de escalas, Heitor Villa-Lobos.Abstract
Este artigo tem por objetivo discutir criticamente a proposta de estudo de histórias de vida iniciada pela “Escola de Chicago” e retomada por estudiosos franceses a partir da década de 1970. Propõe-se uma metodologia de pesquisa que combine esta tradição com uma atenção à variação de escalas, conforme a proposta dos microhistoriadores italianos. Com base em um estudo da trajetória do compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos, argumenta-se que tal metodologia permite complexificar a análise das relações entre os sujeitos cujas trajetórias são enfocadas e sua inserção em diferentes ambientes sociais.
References
BECKER, Howard S. 1986. “Biographie et mosaïque scientifique”. In Actes de la recherche en sciences sociales 62-63.
https://doi.org/10.3406/arss.1986.2323
BÉHAGUE, G. 1994. Heitor Villa-Lobos. The search for Brazil’s Musical Soul. Austin: ILAS / University of Texas.
BENSA, Alban. 1998. “Da micro-história a uma antropologia crítica”. In J. Revel (org.) Jogos de Escalas: A experiência da micro-análise. Rio de Janeiro: FGV.
BERTAUX, Daniel. 1999 [1980]. “El enfoque biográfico: su validez metodológica, sus potencialidades”. Proposiciones 29(4): 1-23.
BERTAUX, Daniel. 1997. Le récit de vie. Paris: Armand Colin.
BOURDIEU, Pierre. 1986. “L’illusion biographique”. Actes de la recherche en sciences sociales 62-63. https://doi.org/10.3406/arss.1986.2317
ELIAS, Norbert. 1980. “Modelos de jogos” e “Características universais da sociedade humana”. In Introdução à Sociologia. Lisboa: Edições 70.
ELIAS, Norbert. 1994. A Sociedade dos Indivíduos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar.
FLEURY, Laurent. 2001. Max Weber. Paris: PUF.
FREYRE, Gilberto. 1962. “Villa-Lobos, pan-brasileiro mas carioca”. In G. Freyre Vida, forma e cor. Rio de Janeiro: José Olympio.
FREYRE, Gilberto. 1982. Villa-Lobos revisitado. Transcrição de palestra proferida no Festival Villa-Lobos.
GABORIAU, Patrick; GABORIAU, Philippe. 2009. “Vers un nouvel artisanat? Quelle enquête pour quel terrain”. Horizontes Antropológicos 15(32): 115-128.
https://doi.org/10.1590/S0104-71832009000200005
GUÉRIOS, Paulo Renato. 2003. “Heitor Villa-Lobos e o ambiente artístico parisiense: convertendo-se em um músico brasileiro”. Mana 9(1): 81-108 . https://doi.org/10.1590/S0104-93132003000100005
GUÉRIOS, Paulo Renato. 2009. Heitor Villa-Lobos. O caminho sinuoso da predestinação. Curitiba: Edição do autor / Parabolé.
HEINICH, Nathalie. 2010 “Pour en finir avec l’ "illusion biographique"”. L'Homme 195-196: 421-430. https://doi.org/10.4000/lhomme.22560
LEVI, Giovanni. 1989. “Les usages de la biographie”. Annales, Économies, Sociétés, Civilisations 44(6): 1325-1336. https://doi.org/10.3406/ahess.1989.283658
LEVI, Giovanni. 1992. “Sobre a micro-história”. In P. Burke (org.) A escrita da história: novas perspectivas. São Paulo: Editora UNESP.
MINTZ, Sidney. 1960. Worker in the cane. New Haven: Yale University Press.
OCHS, Elinor. e CAPPS, Lisa. 1996. “Narrating the self”. Annual Review of Anthropology 25: 19-43. https://doi.org/10.1146/annurev.anthro.25.1.19
PASSERON,Jean-Claude. 1990. “Biographies, flux, itinéraires, trajectoires”. Revue française de sociologie 31(1): 3-22. https://doi.org/10.2307/3321486
PENEFF, Jean. 1994. “Les grandes tendances de l’usage des biographies dans la sociologie française”. Politix 7(27): 25-31 https://doi.org/10.3406/polix.1994.1861
QUEIROZ, Maria Isaura Pereira de 1987. “Relatos orais: do ‘indizível’ ao ‘dizível’”. In Ciência e Cultura 39(3): 272-286.
REVEL, Jacques. 1992. “Microanálise e construção do social”. In J. Revel (org.) Jogos de escalas. A experiência da microanálise. Rio de Janeiro: FGV.
THOMAS, W. I. 1939. "Comment by W. I. Thomas." In Critiques of Research in the Social Sciences: An Appraisal of Thomas and Znaniecki's "The Polish Peasant in Europe and America [Bulletin 44]. New York: Social Science Research Council.
WISNIK, José Miguel. 1983 [1974]. O Coro dos Contrários. A música em torno da semana de 22. São Paulo: Duas Cidades
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
1 Authors retain copyright to work published under Creative Commons - Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0) which allows:
Share — copy and redistribute material in any medium or format
Adapt — remix, transform, and build upon material
In accordance with the following terms:
Attribution — You must give appropriate credit, provide a link to the license, and indicate if changes have been made. You must do so under any reasonable circumstances, but in no way that suggests that the licensor endorses you or your use.
Non-Commercial — You may not use the material for commercial purposes.
2 Authors are authorized to distribute the version of the work published in this journal, in institutional, thematic, databases and similar repository, with acknowledgment of the initial publication in this journal;
3 Works published in this journal will be indexed in databases, repositories, portals, directories and other sources in which the journal is and will be indexed.
