Sistema de Nominação, Pertença, Medos e Controle Social. O Uso dos Apelidos entre um Grupo de Jovens da Cidade de João Pessoa, Paraíba
DOI:
https://doi.org/10.5380/cam.v5i1.1636Keywords:
Sistema de nominação, pertença, medos, controle social, sociabilidadeAbstract
Este artigo discute o uso dos apelidos entre um grupo de jovens da cidade de João Pessoa, Paraíba, aqui denominado Delta. O apelido age como uma marca e se leva à criação de um novo ser no e para o mundo, implica também a busca de superação dos limites individuais e a objetificação da melhoria alcançada e do esforço para a plena aceitação no grupo. Isto reforça a perspectiva de só haver indivíduo no grupo e não existir possibilidade de individualidade fora da coletividade, fazendo emergir a questão do poder no sistema de nominação do grupo. A onomástica age, através do incentivo constante ao mea culpa, na transformação do ato de rememoração individual em uma forma de controle grupal e, simultaneamente, na possibilidade de emergência de um novo ser. O sistema de nominação e a prática de rememoração do que se foi através dos apelidos parecem agir, enfim, na direção de um renascimento individual, e ao assim o fazerem recriam o grupo pela permanência e solidificação de sua presença no interior de cada sujeito e entre os membros em relação.
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
1 Authors retain copyright to work published under Creative Commons - Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0) which allows:
Share — copy and redistribute material in any medium or format
Adapt — remix, transform, and build upon material
In accordance with the following terms:
Attribution — You must give appropriate credit, provide a link to the license, and indicate if changes have been made. You must do so under any reasonable circumstances, but in no way that suggests that the licensor endorses you or your use.
Non-Commercial — You may not use the material for commercial purposes.
2 Authors are authorized to distribute the version of the work published in this journal, in institutional, thematic, databases and similar repository, with acknowledgment of the initial publication in this journal;
3 Works published in this journal will be indexed in databases, repositories, portals, directories and other sources in which the journal is and will be indexed.
