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Corpos que ensinam, corpos que aprendem: um estudo sobre corporalidade do cuidado em Enfermagem

Bruna Motta

Resumo


O presente artigo objetiva compreender a relação entre a formação profissional em enfermagem
e o corpo, atentando para o modo como as práticas das(os) enfermeiras(os) integram um processo de aprendizado no qual o corpo é o elemento central. Para tal, realizamos uma etnografia com estudantes e professores da faculdade de enfermagem de uma universidade pública mineira. O estudo permitiu que compreendêssemos como a formação em enfermagem envolvia um processo de aquisição de posturas, gestos e movimentos específicos, cujo aprendizado se concretizava de modo efetivo através do engajamento prático das estudantes nos ambientes de cuidado e do constante treinamento das práticas características da profissão. As estudantes eram guiadas pelas professoras que, com corpos já dotados destas habilidades, eram as responsáveis pela condução e pela estruturação de um ambiente físico, guiando-os na atenção à postura e no controle dos gestos e movimentos.

Palavras-chave


antropologia do corpo; enfermagem; cuidado; aprendizagem; técnicas

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/cra.v24i1.84203

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