Tradição oral, construção de diálogo e conhecimento na comunidade quilombola da Rasa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/cra.v22i1.74233

Palavras-chave:

Educação, Relações étnico-raciais, Quilombo, Tradição Oral, Identidade.

Resumo

O presente artigo é resultado de estudo de caso que tematiza as ações de educação formal dedicadas à História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena em uma escola localizada na comunidade remanescente de quilombo da Rasa, no município de Armação dos Búzios (RJ). Por meio da articulação da Antropologia e da Pedagogia, realizamos pesquisa empregando entrevistas semiestruturadas e abertas realizadas com professoras(es), gestoras(es) escolares e familiares de alunas(os) que são quilombolas. Posteriormente, elegemos proceder investida etnográfica acerca das ações desenvolvidas por uma professora, com seus estudantes e a comunidade, com vistas à participação da turma na Festa Literária promovida pelo governo do município. Buscamos assim compreender as potencialidades e os desafios da abordagem dos conteúdos previstos nas leis 10.639/2003 e 11.645/2008. Discutimos, ainda, por meio da crítica decolonial, o papel da escola diante de sociedades cujos meios privilegiados de transmissão de conhecimentos são a tradição oral e a memória coletiva.

Biografia do Autor

Ana Carolina Vaz, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)

Doutoranda em Políticas Sociais pela Universidade
Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), com pesquisa financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ) e Mestra em Cognição e Linguagem pela mesma instituição.

Lilian Sagio Cezar, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

Doutora em Ciência Social (Antropologia Social) pela
Universidade de São Paulo (USP) e Professora Associada da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)

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Publicado

2021-06-30

Como Citar

Vaz, A. C., & Cezar, L. S. (2021). Tradição oral, construção de diálogo e conhecimento na comunidade quilombola da Rasa. Campos - Revista De Antropologia, 22(1), 159–183. https://doi.org/10.5380/cra.v22i1.74233

Edição

Seção

Dossiê