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Religião e performances corporais: etnografia com alunos evangélicos da zona rural de uma escola pública de Minas Gerais

Sandra de Fatima Pereira Tosta, Weslei Lopes da Silva, Lucimara Aparecida Lima Costa

Resumo


Este artigo tem como objetivo compreender, apreender e interpretar, com a realização de uma etnografia numa escola estadual da zona rural de Minas Novas-MG, com um grupo de jovens alunos cujo pertencimento religioso é pela Igreja Evangélica Assembleia de Deus, como os jovens pensam e reagem às alteridades que carregam e visibilizam no ambiente escolar, por meio, sobretudo, de suas performances corporais nas aulas de Educação Física. Para isso, foram utilizados observação participante, caderno de campo, inclusive pelos alunos, entrevistas e depoimentos orais. O resultado revelou que eles se constroem como corpo marcado por uma lógica religiosa, na articulação entre o subjetivo e o social. Alguns dos alunos flexibilizam algumas regras e preceitos da Igreja a partir de seu entendimento da religião e comportamentos pessoais, pois incorporam marcas socioculturais que comunicam significados e simbologias que possibilitam sua distinção como fiel.

Palavras-chave


Etnografia; Escola rural; Aluno evangélico; Performance corporal

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/cra.v22i1.74192

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