Lobolo: celebração litúrgica e tradicional no sul do Moçambique
DOI:
https://doi.org/10.5380/cra.v19i2.63709Palavras-chave:
Lobolo, tradição, espiritualidade, estatuto socialResumo
Ensaio etnofotográfico sobre o lobolo, prática tradicional que envolve o Kulovola (significa dar bens à família da noiva para realizar uma união reconhecida entre os parentes do noivo e os parentes da noiva).
Referências
BAGNOL, Brigitte. 2008. “Lobolo e espíritos no sul de Moçambique”. Análise Social, n. 187: 251-272.
GRANJO, Paulo. 2004. “O lobolo de meu amigo Jaime: um velho idioma para novas vivências conjugais”. Travessias - Revista de ciências sociais e humanas em língua portuguesa, n. 4: 47-78.
HONWANA, Alcinda Manuel. 2002. Espíritos vivos, tradições modernas: possessão de espíritos e reintegração social pós-guerra no sul de Moçambique. Maputo: Promédia.
SAHLINS, Marshall. 1990. Ilhas de história. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1 Autores mantém os direitos autorais com o trabalho publicado sob a Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0) que permite:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato.
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material.
De acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
2 Autores têm autorização para distribuição, da versão do trabalho publicada nesta revista, em repositório institucional, temático, bases de dados e similares com reconhecimento da publicação inicial nesta revista;
3 Os trabalhos publicados nesta revista serão indexados em bases de dados, repositórios, portais, diretórios e outras fontes em que a revista está e vier a estar indexada.