Open Journal Systems

Nokẽ mevi revõsho shovima awe: "o que é transformado pelas pontas das nossas mãos"

Nelly Barbosa Duarte Dollis

Resumo


Este artigo resulta de uma dissertação, na qual apresentei a importância do trabalho manual das mulheres marubo, com foco nas suas próprias palavras, as principais inspiradoras da pesquisa de mestrado e que são oriundas das aldeias Boa Vista e Nazaré do rio Ituí e nas aldeias Maronal e São Sebastião do rio Curuçá, na Terra Indígena do Vale do Javari (Amazônia ocidental). Explico a relação entre o saber-fazer dessas mulheres e o pertencimento de cada uma delas aos diversos subgrupos clânicos marubo, de forma a ressaltar, a partir do seu próprio ponto de vista, as distinções no trabalho das artesãs conforme cada subgrupo clânico e a diferenciação entre mevῖsho shoĂima awe, ‘trabalho das mãos’, e mevi revõsho shoĂima awe, ‘produção das pontas das mãos’. Incluo um pequeno relato sobre as descobertas de novos materiais para a confecção de adornos no contato com nawa-rasῖ, seus valores e significados, a imbricação de tradição e inovação.


Palavras-chave


Marubo; clãs marubo; mulheres indígenas; artes marubo

Texto completo:

PDF

Referências


ALDÈ, Veronica. 2013. “Sustentando o Cerrado na Respiração do Maracá: conversas com os Mestres Krahô”. Dissertação (Mestrado em desenvolvimento sustentável). Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável.

BERQUE, A. 2009. “El pensamiento paisaje”. Biblioteca Nueva Madrid.

CESARINO, Pedro de N. 2011. Oniska: poética do xamanismo na Amazônia. São Paulo: Perspectiva: Fapesp.

CESARINO, Pedro de N. 2013. Quando a Terra deixou de falar: cantos da mitologia marubo. São Paulo: Editora 34.

COSTA, Raquel G. R. 1992. Padrões rítmicos e marcação de caso em Marubo (Pano). (Dissertação de Mestrado em Lingüística). Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

DEETZ, James. 1967. Invention to archeology. Garder City, NY, The Nat. History.

MELATTI, Julio Cezar. 1998. “Marúbo”. Disponível em: .

MELATTI, Julio Cezar. 1977. “Estrutura Social Marúbo”: um sistema australiano na Amazônia. Anuário Antropológico, 76: 83-120.

MILLER, Joana. 2007. As coisas: Os enfeites corporais e a noção de pessoas entre Mamaindê (Nambiquara). Tese (Doutorado em Antropologia Social). Universidade Federal do Rio de Janeiro, Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social.

MONTAGNER MELATTI, Delvair. 1986. “Simbolismo dos adornos corporais Marúbo". Revista do Museu Paulista, Nova Série, 31: 7-41.

RUEDAS, Javier. 2013. “La acción ritual indígena ante el sistema mundial: ritos marubo de curación, solidaridad y resistência”. Revista Española de Antropología Americana, 43(1): 223-244. https://doi.org/10.5209/rev_REAA.2013.v43.n1.42314

VAN VELTHEM, L. H. 2003. O belo é a fera: a estética da produção e da predação entre os Wayana. Lisboa: Museu Nacional de Etnologia: Assírio & Alvim.

WELPER, Elena M. 2009. O mundo de João Tuxaua: (Trans)formação do povo Marubo. Rio de Janeiro. 2009.Tese (Doutorado em Antropologia Social). Programa de Pós-Graduação de Antropologia Social, Museu Nacional/UFRJ.




DOI: http://dx.doi.org/10.5380/cra.v19i1.61162

Apontamentos

  • Não há apontamentos.