Open Journal Systems

Povos Indígenas no contexto do ensino superior: os desafios do acesso e da permanência na UFPR

Lays Gonçalves

Resumo


O presente texto se propõe a uma síntese do meu trabalho de conclusão de curso de graduação em Ciências Sociais, intitulado “Indígenas estudantes na UFPR: os desafios do acesso e permanência no ensino superior” – realizado na Universidade Federal do Paraná (UFPR), sob orientação de Edilene Coffaci Lima, em 2016. Neste trabalho trago uma reflexão sobre a presença indígena na universidade tratado a partir das experiências plurais de discentes que entraram por meio do Vestibular Interinstitucional dos Povos Indígenas do Estado do Paraná. Tal trabalho constitui-se do exercício de buscar uma compreensão geral do processo de institucionalização da política de escolarização diferenciada para os povos indígenas no ensino superior no Brasil, observadas as experiências vividas por estudantes indígenas de cursos do Setor de Ciências da Saúde na UFPR.

Palavras-chave


Povos Indígenas; Ensino Superior; Acesso e Permanência; UFPR

Texto completo:

PDF

Referências


BEVILAQUA, Ciméa Barbato. 2004. O Primeiro Vestibular Indígena na UFPR. In Campos Revista de Antropologia Social. 05(2): 181-185. https://doi.org/10.5380/cam.v5i2.1627

CERETTA, Laura Moreira, FREITAS, Ana Elisa de Castro, NOGUEIRA, Kelvy Kadge Oliveira e ROSSETTO, Ligia Maria. 2013. Educação Superior de Indígenas: acesso e permanência da UFPR. In Anais IV Encontro de Educação Superior Indígenas do Paraná. Guarapuava, Paraná.

GOULART, Ana Caroline. 2014. Experimentar, contestar e refazer-se: caminhos de sonhos e enfrentamentos percorridos por acadêmicos Kaingang e Guarani na Universidade Estadual de Londrina – PR. Curitiba, PR. Dissertação. (Mestrado em Antropologia Social). UFPR.

PAULINO, Marcos. 2008. Povos indígenas e ações afirmativas: o caso do Paraná. Rio de Janeiro. Dissertação (Mestrado em Educação). UFRJ.

PEREZ GIL, Laura. 2011. Relatório: núcleo de acompanhamento das políticas afirmativas da ufpr informações referentes ao alunado indígena em 2010. In Relatório de pesquisa: políticas afirmativas no ensino superior (versão preliminar). UFPR, Curitiba.

SOUZA LIMA, Antonio Carlos de. 2007. Educação superior para indígenas no brasil sobre cotas e algo mais. Artigo apresentado em Seminário Formação Jurídica e Povos Indígenas Desafios para uma educação superior. Belém, PA-Brasil.




DOI: http://dx.doi.org/10.5380/cra.v17i2.54275

Apontamentos

  • Não há apontamentos.