Povos Indígenas no contexto do ensino superior: os desafios do acesso e da permanência na UFPR
DOI:
https://doi.org/10.5380/cra.v17i2.54275Palavras-chave:
Povos Indígenas, Ensino Superior, Acesso e Permanência, UFPRResumo
O presente texto se propõe a uma síntese do meu trabalho de conclusão de curso de graduação em Ciências Sociais, intitulado “Indígenas estudantes na UFPR: os desafios do acesso e permanência no ensino superior” – realizado na Universidade Federal do Paraná (UFPR), sob orientação de Edilene Coffaci Lima, em 2016. Neste trabalho trago uma reflexão sobre a presença indígena na universidade tratado a partir das experiências plurais de discentes que entraram por meio do Vestibular Interinstitucional dos Povos Indígenas do Estado do Paraná. Tal trabalho constitui-se do exercício de buscar uma compreensão geral do processo de institucionalização da política de escolarização diferenciada para os povos indígenas no ensino superior no Brasil, observadas as experiências vividas por estudantes indígenas de cursos do Setor de Ciências da Saúde na UFPR.
Referências
BEVILAQUA, Ciméa Barbato. 2004. O Primeiro Vestibular Indígena na UFPR. In Campos Revista de Antropologia Social. 05(2): 181-185. https://doi.org/10.5380/cam.v5i2.1627
CERETTA, Laura Moreira, FREITAS, Ana Elisa de Castro, NOGUEIRA, Kelvy Kadge Oliveira e ROSSETTO, Ligia Maria. 2013. Educação Superior de Indígenas: acesso e permanência da UFPR. In Anais IV Encontro de Educação Superior Indígenas do Paraná. Guarapuava, Paraná.
GOULART, Ana Caroline. 2014. Experimentar, contestar e refazer-se: caminhos de sonhos e enfrentamentos percorridos por acadêmicos Kaingang e Guarani na Universidade Estadual de Londrina – PR. Curitiba, PR. Dissertação. (Mestrado em Antropologia Social). UFPR.
PAULINO, Marcos. 2008. Povos indígenas e ações afirmativas: o caso do Paraná. Rio de Janeiro. Dissertação (Mestrado em Educação). UFRJ.
PEREZ GIL, Laura. 2011. Relatório: núcleo de acompanhamento das políticas afirmativas da ufpr informações referentes ao alunado indígena em 2010. In Relatório de pesquisa: políticas afirmativas no ensino superior (versão preliminar). UFPR, Curitiba.
SOUZA LIMA, Antonio Carlos de. 2007. Educação superior para indígenas no brasil sobre cotas e algo mais. Artigo apresentado em Seminário Formação Jurídica e Povos Indígenas Desafios para uma educação superior. Belém, PA-Brasil.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1 Autores mantém os direitos autorais com o trabalho publicado sob a Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0) que permite:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato.
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material.
De acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
2 Autores têm autorização para distribuição, da versão do trabalho publicada nesta revista, em repositório institucional, temático, bases de dados e similares com reconhecimento da publicação inicial nesta revista;
3 Os trabalhos publicados nesta revista serão indexados em bases de dados, repositórios, portais, diretórios e outras fontes em que a revista está e vier a estar indexada.