Retenção de conhecimentos críticos organizacionais

proposta de modelo teórico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/atoz.v14.90998

Palavras-chave:

Retenção de Conhecimentos Críticos, Práticas para Retenção de Conhecimentos, Preservação de Conhecimentos, Gestão do Conhecimento

Resumo

Introdução: A Retenção de Conhecimentos Críticos (RCC) é uma subdisciplina da Gestão do Conhecimento (GC) com foco na manutenção dos conhecimentos organizacionais mais relevantes. Método: Este ensaio teórico utilizou a revisão não sistemática da literatura para desenvolver o tema RCC. Resultados: Foi proposto o Modelo Teórico de Retenção de Conhecimentos Críticos Organizacionais, assim como foram elaboradas 4 tabelas com os seguintes grupos de práticas de GC indicadas para a retenção: compartilhamento do conhecimento, documentação, práticas baseadas em Gestão de Pessoas e práticas baseadas em tecnologias. Conclusão: Os praticantes de GC podem usar o modelo como um guia para implantação da RCC e a compilação de práticas como um cardápio para selecionar aquelas mais aderentes ao seu contexto organizacional.  A contribuição teórica se apresenta na forma do modelo proposto e de proposições que consolidam a literatura sobre retenção de conhecimento, evidenciando as práticas mais referenciadas.

Biografia do Autor

Ricardo Augusto da Silva Alfenas, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUCMinas), Belo Horizonte, MG, Brasil; Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Administrador de empresas graduado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com mestrado em Desenvolvimento Sustentável e Qualidade de Vida pelo Centro Universitário das Faculdades Associadas (UNIFAE). É Analista em Ciência e Tecnologia da Comissão Nacional de Energia Nuclear desde 2010 e tem interesse acadêmico e profissional na área de Gestão do Conhecimento. Doutorando em Adm

Rodrigo Baroni Carvalho, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUCMinas), Belo Horizonte, MG, Brasil

Doutor em Ciência da Informação (UFMG / University of Toronto - Canadá), Mestre em Ciência da Informação (UFMG), Bacharel em Ciência da Computação (UFMG)

Professor da PUCMinas

Ângela França Versiani, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUCMinas), Belo Horizonte, MG, Brasil

Doutora em Administração pela Universidade de São Paulo (2006), com Mestrado em Administração (1995) e Graduação em Ciências Sociais (1988), ambos pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é professora da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. No programa de Pós Graduação de Administração, é líder do Gatie- Grupo de estudos em aprendizagem,  transferência de conhecimento, inovação e empreendedorismo . Atua nas seguintes linhas de pesquisa: Aprendizagem, capacidades dinâmicas e absortivas, transferência de conhecimento e inovação, Inteligência competitiva, gestão da informação, projetos e conhecimento. Leciona a disciplina de Teoria Organizacional II e Aprendizagem e Conhecimento organizacional. 

Referências

Alexander, J. (2008, setembro 24). Knowledge Retention Best Practices [Vídeo]. https://www.youtube.com/watch?v=8DXnLWh2VpU (parte 1); https://www.youtube.com/watch?v=g_uYchVh0JQ (parte 2).

Aragao, R. R., & El-Diraby, T. E. (2019). Using network analytics to capture knowledge: three cases in collaborative energy-oriented planning for oil and gas facilities. Journal of Cleaner Production, 209, 1429-1444. https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2018.10.346.

Balasubramanian, S., Al-Ahbabi, S., & Sreejith, S. (2020). Knowledge management processes and performance: the impact of ownership of public sector organizations. The International Journal of Public Sector Management, 33(1), 1-2. https://doi.org/10.1108/IJPSM-05-2019-0131.

Bancaleiro, J. (2021, setembro 21). Formas práticas de trabalhar a retenção [Vídeo]. https://www.youtube.com/watch?v=9KjWdqyx_QY.

Barbosa, L. C. M., Carvalho, R. B., Choo, C. W., Versiani, A. F., & Pedron, C. D. (2022). Corporate memory dynamics in project-based organizations (PBOs): multiple case study in Brazilian engineering design firms and a framework proposal. The Learning Organization. 29(4), 297-316. https://doi.org/10.1108/TLO-12-2020-0226.

Batista, F. F. (2012). Modelo de gestão do conhecimento para a administração pública brasileira. Ipea.

Bencsik, A. (2021). The sixth generation of knowledge management – the headway of artificial intelligence. Journal of International Studies (Kyiv), 14(2), 84-101. https://doi.org/10.14254/2071-8330.2021/14-2/6.

Carneiro, M. R., Zilinski, T. F., & Costa, E. M. (2017). Práticas e mecanismos de compartilhamento de conhecimento em um programa de aceleração de startups. Navus: Revista de Gestão e Tecnologia, 7(2), 113-123. https://doi.org/10.22279/navus.2017.v7n2.p113-123.531.

Cen, L., Ruta, D., Al Qassem, L. M. M. S., & Ng, J. (2020). Augmented Immersive Reality (AIR) for improved learning performance: a quantitative evaluation. IEEE Transactions on Learning Technologies, 13(2), 283-29. https://doi.org/10.1109/TLT.2019.2937525.

Christensen, P. A., Lee, N. E., Thrall, M. J., Powell, S. Z., Chevez-Barrios, P., & Long, S. W. (2017). RecutClub.com: an open source, whole slide image-based pathology education system. Journal of Pathology Informatics, 8(1), 10. https://doi.org/10.4103/jpi.jpi_72_16.

Cornelissen, J. (2017). Editor’s comments: Developing propositions, a process model, or a typology? addressing the challenges of writing theory without a boilerplate. Academy of Management Review, 42(1), 1-9. https://doi.org/10.5465/amr.2016.0196.

Daghfous, A., & Belkhodja, (2019). O. Managing talent loss in the procurement function: insights from the hospitality industry. Sustainability, 11(23), 6800. https://doi.org/10.3390/su11236800.

Davenport, T. H., & Prusak, L. (2003). Conhecimento empresarial: como as organizações gerenciam do seu capital intelectual. Elsevier.

DeLong, D. W. (2004). Lost Knowledge: confronting the threat of an aging workforce. Oxford University Press.

Dewah, P. (2014). A survey of information and communication technologies as enablers of knowledge capture and retention in three Southern Africa Development Community (SADC) public broadcasting corporations. South African Journal of Library and Information Science, 80(1), 8-17. https://doi.org/10.7553/80-1-179.

Dube, L., & Ngulube, P. (2013). Pathways for retaining human capital in academic departments of a South African University. South African Journal of Information Management, 15(2), 1-8. http://dx.doi.org/10.4102/sajim.v15i2.560.

Eddy, N. (2022, Sept. 5). Organizational knowledge loss from employee turnover concerns IT Leaders. https://www.itprotoday.com/it-operations-and-management/organizational-knowledge-loss-employee-turnover-concerns-it-leaders.

Heisig, P. (2009). Harmonisation of knowledge management - comparing 160 KM frameworks around the globe. Journal of Knowledge Management, 13(4), 4-31. https://doi.org/10.1108/13673270910971798.

Ho, C., Hsieh, P., & Hung, W. (2014). Enablers and processes for effective knowledge management. Industrial Management Data Systems, 114(5), 734-754. https://doi.org/10.1108/IMDS-08-2013-0343.

Huang, S., & Cummings, J. N. (2011). When critical knowledge is most critical: centralization in knowledge-intensive teams. Small Group Research, 42(6), 669-699. https://doi.org/10.1177/1046496411410073.

International Atomic Energy Agency (IAEA). (2022). Guide to knowledge management strategies and approaches in nuclear energy organizations and facilities. IAEA. https://www-pub.iaea.org/MTCD/Publications/PDF/PUB1957_web.pdf.

International Atomic Energy Agency (IAEA). (2019). Planning and Execution of Knowledge Management Assist Visits for Nuclear Organizations. IAEA. https://www-pub.iaea.org/MTCD/Publications/PDF/TE-1880_web.pdf.

International Atomic Energy Agency (IAEA). (2017). Knowledge loss risk management in nuclear organizations. IAEA. https://www-pub.iaea.org/MTCD/Publications/PDF/17-35661_PUB1734_web.pdf.

International Organization for Standardization (ISO). ISO 30401:2018 - Knowledge management systems — Requirements. https://www.iso.org/standard/68683.html.

Lazazzara, A., & Za, S. (2020). The effect of subjective age on knowledge sharing in the public sector. Personnel Review, 49(1), 303-323. https://doi.org/10.1108/PR-07-2018-0248.

Leonard, D., Swap, W., & Barton, G. (2014). Critical Knowledge Transfer: tools for managing your company's deep smarts. Harvard Business Review Press.

Levy, M. (2011). Knowledge retention: Minimizing organizational business loss. Journal of Knowledge Management, 15(4), 582-600. https://doi.org/10.1108/13673271111151974.

Liebowitz, J. (2011). Knowledge retention: what practitioners need to know. KM World, 20(2), 12. https://www.kmworld.com/Articles/Editorial/Feature/Knowledge-retention-What-practitioners-need-to-know-73363.aspx.

Liebowitz, J. (2008). Knowledge retention: strategies and solutions (pp. 28-44). CRC Press.

McAslan, D., Arevalo, F. N., King, D. A., & Miller, T. R. (2021). Pilot project purgatory? Assessing automated vehicle pilot projects in U.S. cities. Humanities & Social Sciences Communications, 8, 1-16. https://doi.org/10.1057/s41599-021-01006-2.

Newman, C. (2013, maio 13). Carla Newman on ROCK (Retention of Critical Knowledge) [Vídeo]. https://vimeo.com/81688528.

O’Toole, P. (2010). How Organizations Remember: retaining knowledge through organizational action. Springer.

Probst, G. J. B. (1998). Practical knowledge management: A model that works. Prism, 17-28. http://www.genevaknowledgeforum.ch/downloads/prismartikel.pdf.

Rao, M. (2018, maio 01) Navigating the minefield: a practical KM Companion by Patricia Lee Eng and Paul J. Corney - Book Review. https://www.kmworld.com/Articles/Editorial/Features/Navigating-the-Minefield-A-Practical-KM-Companion-By-Patricia-Lee-Eng-and-Paul-J.-Corney----BOOK-REVIEW-124618.aspx

Santos, M. J. F. N., & Wane, R. (2017). Estratégia para evitar a fuga de conhecimento organizacional: o caso da ALSTOM Portugal. Revista Desenvolvimento Socioeconômico em Debate, 3(1), 102. https://doi.org/10.18616/rdsd.v3i1.3740.

Sabbag, P. Y. (2018). Projetos, programas e portfólios. Alta Books.

Schmitt, A., Borzillo, S., & Probst, G. (2012). Don’t let knowledge walk away: Knowledge retention during employee downsizing. Management Learning, 43(1), 53-74. https://doi.org/10.1177/1350507611411630.

Schreiber, D. (Org.). (2013). Inovação e Aprendizagem Organizacional. Editora Feevale.

Serrat, O. (2017). Knowledge solutions. tools, methods, and approaches to drive organizational performance. Springer Open.

Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento (SBGC). (2023, janeiro 13). Maturidade em GC. http://www.sbgc.org.br/pmgc.html.

Sumbal, M., Tsui, E., Cheong, R., & See-To, W. K. (2018). Critical areas of knowledge loss when employees leave in the oil and gas industry. Journal of Knowledge Management, 22(7), 1573-1590. https://doi.org/10.1108/JKM-08-2017-0373.

Sumbal, M. S., Tsui, E., See-To, E., & Barendrecht, A. (2017). Knowledge retention and aging workforce in the oil and gas industry: A multi perspective study. Journal of Knowledge Management, 21(4), 907-924. http://hdl.handle.net/10397/95077.

Takeuchi, H., & Nonaka, I. (2008). Gestão do conhecimento. Bookman.

Wang, H., Meng, X., & Zhu, X. (2022). Improving knowledge capture and retrieval in the BIM environment: Combining case-based reasoning and natural language processing. Automation in Construction, 139, 104317. https://doi.org/10.1016/j.autcon.2022.104317.

Whittemore, R., & Knafl, K. (2005). The integrative review: updated methodology. Journal of advanced nursing, 52(5), 546-553. https://doi.org/10.1111/j.1365-2648.2005.03621.x.

Wlowsky, P., Pflugfelder, N., & Wagner, M. (2021). The ISO 30401 knowledge management systems standard – a new framework for value creation and research? Journal of Intellectual Capital, 22(3), 506-527. https://doi.org/10.1108/JIC-07-2020-0256.

Yoshikuni, A. C., & Lucas, E. L. (2021). Knowledge management processes and performance: key role of is strategies in knowledge capture and utilisation. Journal of information & knowledge management, 20(4), 1-33. https://doi.org/10.1142/S0219649221500477.

Zamir, Z. B. (2019). The impact of knowledge capture and knowledge sharing on learning, adaptability, job satisfaction and staying intention. International Journal of Entrepreneurial Knowledge, 7(1), 46-64. https://doi.org/10.2478/ijek-2019-0004.

Zhu, F., Hu, H., & Xu, F. (2022). Risk causation model to capture and transfer knowledge in international construction projects. Journal of Civil Engineering and Management, 28(6), 457-468. https://doi.org/10.3846/jcem.2022.16925.

Downloads

Publicado

2025-09-18

Como Citar

Alfenas, R. A. da S., Carvalho, R. B., & Versiani, Ângela F. (2025). Retenção de conhecimentos críticos organizacionais: proposta de modelo teórico. AtoZ: Novas práticas Em informação E Conhecimento, 14, 1–12. https://doi.org/10.5380/atoz.v14.90998

Edição

Seção

Artigos