Open Journal Systems

Um estudo sobre influenciadores digitais: comportamento digital e identidade em torno de marcas de moda e beleza em redes sociais online

Jenifer Daiane Grieger, Rodrigo Eduardo Botelho-Francisco

Resumo


Este projeto se propõe a estudar os influenciadores digitais, identificando e descrevendo como se dá a construção identitária em torno de marcas do segmento de moda e beleza brasileiras na Internet promovidas por influenciadores digitais. Os influenciadores digitais usam seus perfis para conversar com seu público sobre pautas cotidianas, o que inclui hábitos de consumo, comportamentos, estilo de vida etc. Propondo um estudo exploratório, utilizando como instrumento a netnografia, que trata das mediações tecnológicas adotadas no contexto social e transpostas para os ambientes digitais em rede aos procedimentos clássicos da pesquisa, o estudo tem objetivo de: 1) compreender a configuração atual do mercado de influenciadores de redes sociais online no segmento de moda e beleza no Brasil; 2) investigar o comportamento digital de influenciadores digitais e seus seguidores; 3) analisar as interações entre seguidores e influenciadores digitais; 4) identificar e caracterizar elementos de construção identitária em torno de marcas a partir das interações entre influenciadores e outros atores sociais na rede.

Palavras-chave


Influenciadores digitais; Redes sociais; Comportamento digital.

Texto completo:

PDF

Referências


Barquette, S., & Chaoubah, A. (2007). Pesquisa de marketing (2a ed.). São Paulo: Saraiva.

Botelho-Francisco, R. (2018). Netnografias da Comunicação em Rede: por uma antropologia do comportamento digital. In A. Azevedo Jr., Reflexões sobre mídia e consumo/organizada. Curitiba: Syntagma Editores.

Cobra, M. (2009). Administração de marketing no Brasil (3a ed.). Rio de Janeiro: Elsevier.

Gil, A. (2002). Como elaborar projetos de pesquisa (4a ed.). São Paulo: Atlas.

Gil, A. (2010). Como elaborar projetos de pesquisa (5a ed.). São Paulo: Atlas.

Kotler, P., & Serra, A. (2003). Marketing de A a Z (12a ed.). Rio de Janeiro: Campus.

Las Casas, A. (2009). Marketing: conceitos, exercícios, casos (8a ed.). São Paulo: Atlas.

Marconi, M. A, & Lakatos, E. M. (1999). Técnicas de Pesquisa: planejamento e execução, amostra e técnicas, elaboração, análise e interpretação de dados (4a ed.). São Paulo: Atlas.

Motta, F. (2001). Teoria geral da administração (22a ed.). São Paulo (SP): Thomson Pioneira.

Moura, M. (2015). Netnografia: a realidade social sob o véu digital. In R. Araujo. Estudos métricos da informação na web: atores, ações e dispositivos informacionais. Maceió: EDUFAL.

Safko, L., & Brake, D. (2010). A bíblia da mídia social. São Paulo: Blucher.

Schumpeter, J. (1984). Teoria do desenvolvimento (2a ed.). São Paulo: Nova Cultural.

Teixeira, C., Filho. (2018). Comunicação e consumo no contexto digital: o comportamento mediado e midiatizado. In A. Azevedo Jr. Reflexões sobre mídia e consumo/organizada. Curitiba: Syntagma Editores.

Youpix. (2016). Influencers market. Recuperado de https://medium.youpix.com.br/pesquisa-youpix-influencersmarket-2016-23a71e50fa13




DOI: http://dx.doi.org/10.5380/atoz.v8i1.67259

Apontamentos

  • Não há apontamentos.