SÍNTESE VERDE E AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE CATALÍTICA DE NANOPARTÍCULAS DE ÓXIDO DE FERRO OBTIDAS A PARTIR DA CASCA DE ABÓBORA HÍBRIDA (TETSUKABUTO)
DOI:
https://doi.org/10.5380/cep.v42i2.94648Palavras-chave:
ROTA VERDE, ANTIBIÓTICO, NANOESTRUTURASResumo
O presente trabalho tem como objetivo sintetizar e caracterizar nanopartículas (Np’s) de óxido de ferro a partir da casca de abóbora, subtipo cabotiá. Além disso, avalia a sua atividade catalítica na decomposição de peróxido de hidrogênio (H2O2) através da quantificação de produção volumétrica de gás oxigênio. A síntese verde para a obtenção das Np’s de óxido de ferro foi realizada por meio da metodologia de co-precipitação. Para a caracterização das Np’s foi realizada análise Microscopia Eletrônica de Transmissão (MET); por meio da análise, foi possível observar nanopartículas com formatos e tamanhos variados, que podem ser associados ao maior tempo de secagem. Por fim, a análise de atividade catalítica das Np’s em solução indicou a decomposição 95% do H2O2 exibindo alta atividade catalítica.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright for articles published in this magazine belongs to the author, with first publication rights for the magazine. By virtue of appearing in this public access magazine, the articles are free to use, with their own attributions, in educational and non-commercial applications.
