EFEITO PREBIÓTICO E HIPOGLICEMINATE DOS PRODUTOS DERIVADOS DA BANANA VERDE: O QUE MOSTRAM OS ESTUDOS IN VITRO E IN VIVO?
DOI:
https://doi.org/10.5380/bceppa.v42i1.94616Palavras-chave:
BANANA, BANANA DA TERRA, BANANA ANÃ VERDE, EFEITO PROBIÓTICO, ÍNDICE GLICÊMICOResumo
A banana (Musa spp.), produzida principalmente em países tropicais, é umas das frutas mais consumidas no mundo. No Brasil é cultivada em todos os estados, desde a faixa litorânea até os planaltos do interior. Sabe-se que o fruto contém carotenoides, vitaminas do complexo B, potássio e sódio. Por ser rica em flavonoides, auxilia na proteção da mucosa gástrica, e seu conteúdo rico em fibras dietéticas melhora o trânsito intestinal e atua na formação da microbiota local. Nesse contexto, esta revisão integrativa da literatura tem como objetivo apresentar o efeito de derivados da banana verde para o controle do índice glicêmico de pessoas com diabetes, bem como o seu efeito prebiótico. Como meios de pesquisa, foram utilizadas as bases de dados Elsevier, Scopus, Scielo, PubMed e Web of Science. Os resultados foram analisados qualitativa e quantitativamente. Os dados obtidos a partir de testes aplicados in vitro ou in vivo (animais ou seres humanos) permitem apontar que o consumo, tanto da farinha como da biomassa, está relacionado diretamente ao controle da glicemia, da síndrome metabólica e sensibilidade à insulina.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright for articles published in this magazine belongs to the author, with first publication rights for the magazine. By virtue of appearing in this public access magazine, the articles are free to use, with their own attributions, in educational and non-commercial applications.