Caracterização das qualidades físico-químicas e dos aspectos microbiológicos da polpa do fruto do cambuci (Campomanesia phaea), submetida à pasteurização
DOI:
https://doi.org/10.5380/bceppa.v40i1.60427Palavras-chave:
Cambuci, Campomanesia phaea, Mata Atlântica, fruto nativo, físico-químico, aspectos microbiológicos.Resumo
Campomanesia phaea (O. Berg). Landrum, popularmente conhecido como cambuci, é uma frutífera nativa e pouco cultivada,um ativo vegetal nativo da Mata Atlântica com interessante potencial comercial, pois é rico do ponto de vista nutricional, apresenta sabor exótico, além de conter interessantes propriedades aromáticas e nutricionais. Este estudo teve como objetivo caracterizar as qualidades físico-químicas e aspectos microbiológicos da polpa pasteurizada do fruto. Para a realização das análises, foram processados 100 kg de polpa, coletados em duas cidades, Paraibuna e Salesópolis, ambas no estado de São Paulo, Brasil. A polpa pasteurizada foi embalada e armazenada em temperatura ideal para conservação e levada para determinação das qualidades físico-químicas e microbiológicas a cada quinze dias. Os resultados demostraram que o método de conservação é eficiente em preservar os aspectos químicos e fisiológicos da fruta e para preservar a qualidade microbiológica da sua polpa.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright for articles published in this magazine belongs to the author, with first publication rights for the magazine. By virtue of appearing in this public access magazine, the articles are free to use, with their own attributions, in educational and non-commercial applications.