INFUSÃO DE Aloysia triphylla: EFEITOS OPOSTOS EM UM TESTE DE ATIVIDADE ANTIOXIDANTE IN VITRO E NA ESTABILIDADE OXIDATIVA DE PATÊS DE PESCADO REFRIGERADOS
DOI:
https://doi.org/10.5380/cep.v34i2.53180Palavras-chave:
ANTIOXIDANTE, POLIFENOIS, OXIDAÇÃO LIPÍDICA, OXIDAÇÃO PROTEICA, CORResumo
O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito da infusão de Aloysia triphylla (IAT) sobre os valores de pH e a estabilidade oxidativa de patês de carne de jundiá (Rhamdia quelen) armazenados refrigerados. A IAT apresentou 1,8 mg de fenólicos totais/mL e teve boa capacidade antioxidante no ensaio de remoção do radical 2,2-difenil-1-picrilhidrazila (DPPH) (equivalente a uma solução 3,2 mM de trolox). As formulações de patês, sendo uma controle (água) e três formulações com quantidades crescentes de IAT (18 mg, 45 mg e 90 mg de fenólicos totais/kg de patê) foram armazenadas a 5°C e avaliadas ao longo de 28 dias quanto ao pH, oxidação lipídica (substâncias reativas ao ácido tiobarbitúrico, TBARS) e proteica (carbonilação de proteínas) e cor instrumental (CIELab). Os valores de pH reduziram ao longo da armazenagem, enquanto os de TBARS aumentaram até o 9º dia e depois reduziram (p<0.05), mas nenhuma dessas medidas foi influenciada pela IAT (p<0,05). A oxidação proteica aumentou ao longo do armazenamento (p<0.05) e as formulações com 45 mg e 90 mg de fenólicos/kg tiveram maior carbonilação proteica que o controle nos dias 21 e 28 de armazenagem, respectivamente (p<0,05). Comparadas ao controle, as formulações com IAT tiveram maiores valores de L* no início da armazenagem e menores valores de a* e croma a partir do 15º dia de armazenagem (p<0,05). A IAT não foi efetiva como antioxidante em patês de jundiá, ainda que tenha apresentado boa atividade antioxidante no ensaio de remoção do radical DPPH in vitro.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright for articles published in this magazine belongs to the author, with first publication rights for the magazine. By virtue of appearing in this public access magazine, the articles are free to use, with their own attributions, in educational and non-commercial applications.