CONCENTRADO DE MELANCIA (Citrullus vulgaris Schrad): ACEITAÇÃO SENSORIAL, PARÂMETROS MICROBIOLÓGICOS, FÍSICO-QUÍMICOS E DETERMINAÇÃO DE FITONUTRIENTES
DOI:
https://doi.org/10.5380/cep.v32i1.36932Palavras-chave:
MELANCIA, ANÁLISE SENSORIAL, CONCENTRADO DE MELANCIA, FITOQUÍMICOS, Citrullus vulgaris Schrad.Resumo
Objetivou-se elaborar concentrado de melancia e determinar a aceitação sensorial, os parâmetros microbiológicos, físico-químicos e os fitonutrientes do produto. A polpa e a entrecasca foram trituradas e homogeneizadas para aplicação de tratamento térmico até a obtenção do concentrado. Adicionou-se gelatina sem sabor de coloração vermelha em uma parte do concentrado. As amostras foram resfriadas e acondicionadas em temperatura de refrigeração. Foram realizadas análises microbiológicas e sensoriais do concentrado de melancia e do concentrado acrescido de gelatina. A partir dessas análises, selecionou-se o concentrado puro para determinação dos parâmetros físico-químicos e do screening fitoquímico, comparando-o à fruta in natura. Ambos os concentrados apresentaram qualidade microbiológica em conformidade com a legislação brasileira vigente. O concentrado sem adição de gelatina foi selecionado para as demais análises por apresentar boa aceitação e as maiores notas nos atributos cor, sabor, sabor residual e textura. Quando comparado à fruta in natura, o concentrado apresentou menor percentual de umidade, proteína, pectina e acidez. Entretanto, o tratamento térmico concentrou os carboidratos e as cinzas (23,99 % e 1,03 %, respectivamente) aumentando seu valor calórico de 28,05 para 104,86 Kcal. Comprovou-se a viabilidade de produção do concentrado de melancia, cujo princípio ativo está baseado em esteroides e flavonoides. Deve-se considerar a ampla disponibilidade da fruta, suas características sensoriais, nutricionais e a presença de compostos fitoquímicos com propriedades antioxidantes. Esse produto, além de apresentar maior vida-de-prateleira em relação à fruta in natura, representa opção de alimento funcional necessário à dieta saudável.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright for articles published in this magazine belongs to the author, with first publication rights for the magazine. By virtue of appearing in this public access magazine, the articles are free to use, with their own attributions, in educational and non-commercial applications.
