EFEITO DA MODIFICAÇÃO QUÍMICA POR REAÇÃO DE CROSS-LINKING NAS PROPRIEDADES DO AMIDO DE SEMENTE DE ABACATE (Persea americana Mill)

Autores

  • IZIS RAFAELA ALVES SILVA Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sertão Pernambucano
  • FABÍOLA SAMARA MEDEIROS DE ALBUQUERQUE
  • JALAINE DE SOUZA AQUINO
  • VICENTE QUEIROGA NETO

DOI:

https://doi.org/10.5380/cep.v31i2.34993

Palavras-chave:

AMIDO, MODIFICAÇÃO QUÍMICA, CARACTERÍSTICAS REOLÓGICAS, SEMENTE DE ABACATE.

Resumo

O objetivo deste trabalho foi obter informações a respeito das propriedades do amido da semente de abacate cv. “Manteiga” e submetê-lo à modificação química por cross-linking, visando obter características reológicas aplicáveis à elaboração de produtos alimentícios. O amido nativo extraído das sementes apresentou teor de amido de 74,47 % e rendimento para o processo de extração utilizado de 11,36 %. O grau de substituição (GS) do amido nativo por cross-linking foi de 0,006. Os grânulos de amido nativo e modificado apresentaram formato oval e circular, cujas dimensões variaram de 26 a 26,34 µm para o diâmetro menor e de 35,75 a 36,85 µm para o diâmetro maior. Verificou-se padrão de cristalinidade do tipo C, mostrado por difratometria de raios X. O amido modificado por cross-linking apresentava melhores caracteristicas reológicas que os grânulos do amido nativo, podendo ser aplicado em alimentos para bebês, semi-prontos para serem levados ao forno de micro-ondas, produtos esterilizados, doces e alimentos congelados.

Downloads

Como Citar

SILVA, I. R. A., ALBUQUERQUE, F. S. M. D., AQUINO, J. D. S., & NETO, V. Q. (2013). EFEITO DA MODIFICAÇÃO QUÍMICA POR REAÇÃO DE CROSS-LINKING NAS PROPRIEDADES DO AMIDO DE SEMENTE DE ABACATE (Persea americana Mill). Boletim Do Centro De Pesquisa De Processamento De Alimentos, 31(2). https://doi.org/10.5380/cep.v31i2.34993

Edição

Seção

Artigos