EFEITO DA MODIFICAÇÃO QUÍMICA POR REAÇÃO DE CROSS-LINKING NAS PROPRIEDADES DO AMIDO DE SEMENTE DE ABACATE (Persea americana Mill)
DOI:
https://doi.org/10.5380/cep.v31i2.34993Palavras-chave:
AMIDO, MODIFICAÇÃO QUÍMICA, CARACTERÍSTICAS REOLÓGICAS, SEMENTE DE ABACATE.Resumo
O objetivo deste trabalho foi obter informações a respeito das propriedades do amido da semente de abacate cv. “Manteiga” e submetê-lo à modificação química por cross-linking, visando obter características reológicas aplicáveis à elaboração de produtos alimentícios. O amido nativo extraído das sementes apresentou teor de amido de 74,47 % e rendimento para o processo de extração utilizado de 11,36 %. O grau de substituição (GS) do amido nativo por cross-linking foi de 0,006. Os grânulos de amido nativo e modificado apresentaram formato oval e circular, cujas dimensões variaram de 26 a 26,34 µm para o diâmetro menor e de 35,75 a 36,85 µm para o diâmetro maior. Verificou-se padrão de cristalinidade do tipo C, mostrado por difratometria de raios X. O amido modificado por cross-linking apresentava melhores caracteristicas reológicas que os grânulos do amido nativo, podendo ser aplicado em alimentos para bebês, semi-prontos para serem levados ao forno de micro-ondas, produtos esterilizados, doces e alimentos congelados.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright for articles published in this magazine belongs to the author, with first publication rights for the magazine. By virtue of appearing in this public access magazine, the articles are free to use, with their own attributions, in educational and non-commercial applications.