QUALIDADE DE LEITES FERMENTADOS BRASILEIROS E ATIVIDADE ANTAGONISTA IN VITRO DE SUAS BACTÉRIAS ÁCIDO LÁTICAS
DOI:
https://doi.org/10.5380/cep.v31i2.34843Palavras-chave:
LEITE FERMENTADO, BACTÉRIA ÁCIDO LÁTICA, ANTAGONISMO.Resumo
Avaliou-se a qualidade de cinco leites fermentados brasileiros, coletados em pontos de vendas de Viçosa (MG), assim como a atividade antagonista in vitro de suas bactérias ácido láticas para micro-organismos indicadores desejáveis e patogênicos. Todos os lotes avaliados estavam em conformidade com a legislação brasileira quanto ao teor de gordura e contagem de bolores e leveduras. Alguns lotes evidenciaram acidez titulável (20 %) e teor de proteína
(52 %) abaixo do limite permitido pela legislação nacional. Quanto à concentração de bactérias ácido láticas, 32 e 96 % dos lotes não apresentaram contagens mínimas em conformidade com os limites estabelecidos pelo MAPA e pela ANVISA, respectivamente, o que implica na necessidade de fiscalização do produto. As bactérias ácido láticas demonstraram maior antagonismo para Salmonella enterica, Escherichia coli e Staphylococcus aureus que para a bactéria ácido lática utilizada como indicadora. Alguns lotes de leites fermentados não estavam em conformidade com a legislação, ainda que as bactérias ácido láticas avaliadas tenham importância para a preservação de produtos e controle de patógenos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright for articles published in this magazine belongs to the author, with first publication rights for the magazine. By virtue of appearing in this public access magazine, the articles are free to use, with their own attributions, in educational and non-commercial applications.