UMA ABORDAGEM DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA MELHORIA DA QUALIDADE DO LEITE NA CADEIA PRODUTIVA DO MUNICÍPIO DE BARBOSA FERRAZ (PARANÁ)

Autores

  • ELIDA SIMONE GUIDO Universidade Estadual de Maringá - PR
  • ERIC DIEGO PICININ DA SILVA Universidade Estadual de Maringá - PR
  • MARIA CRISTINA DA SILVA Universidade Estadual de Maringá - PR
  • KATIUCHIA PEREIRA TAKEUCHI Universidade Federal de Goiás - GO
  • ELIANA DALVA GODOY DANESI Universidade Estadual de Maringá - PR

DOI:

https://doi.org/10.5380/cep.v28i2.20446

Palavras-chave:

LEITE, SEGURANÇA ALIMENTAR, BOAS PRÁTICAS DE FABRICAÇÃO, CONTAMINAÇÃO MICROBIOLÓGICA.

Resumo

Este trabalho teve como principais objetivos difundir práticas de higiene e avaliar a sua eficácia na redução da contaminação microbiológica do leite. Efetuou-se mapeamento da linha de processamento do leite pasteurizado para identificar os principais pontos de contaminação e eliminá-los com a adoção de Boas Práticas de Fabricação. Realizou-se levantamento de dados nas propriedades produtoras de leite e no estabelecimento processador, mediante listas de verificação. Ministrou-se treinamento nas propriedades rurais com ênfase nas Boas Práticas de Produção, seguido da coleta de amostras de leite cru e de esfregaço da superfície das mãos dos ordenhadores e dos latões para determinações microbiológicas, antes e após a implantação de práticas de higiene. No estabelecimento processador foram coletadas 5 amostras de leite em diferentes pontos da linha de processamento e 1 pacote de leite pasteurizado tipo C. Os resultados mostraram que dos 9 itens relacionados à higiene diagnosticados nas 17 propriedades rurais, 5 (55%) apresentaram não conformidade com as normas. As amostras coletadas após a implantação das práticas de higiene apresentaram redução da elevada carga microbiana verificada anteriormente. Dos 142 itens avaliados pela lista de verificação aplicada no estabelecimento processador, 38% apresentaram conformidade. A provável origem da contaminação localizou-se após a saída do tanque isotérmico. Comprovou-se a eficácia da adoção das Boas Práticas de Produção na redução da contaminação microbiológica do leite cru, bem como a necessidade de adequação do estabelecimento processador às normas de Boas Práticas de Fabricação.

Downloads

Publicado

2010-12-30

Como Citar

GUIDO, E. S., DA SILVA, E. D. P., DA SILVA, M. C., TAKEUCHI, K. P., & DANESI, E. D. G. (2010). UMA ABORDAGEM DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA MELHORIA DA QUALIDADE DO LEITE NA CADEIA PRODUTIVA DO MUNICÍPIO DE BARBOSA FERRAZ (PARANÁ). Boletim Do Centro De Pesquisa De Processamento De Alimentos, 28(2). https://doi.org/10.5380/cep.v28i2.20446

Edição

Seção

Artigos