EFEITO DA TEMPERATURA DE ARMAZENAMENTO NA CONSERVAÇÃO DO FRUTO DO MARACUJAZEIRO-ROXO (Passiflora edulis sims)*
DOI:
https://doi.org/10.5380/cep.v6i2.15113Palavras-chave:
MARACUJÁ - CONSERVAÇÃO, MARACUJÁ - ARMAZENAMENTO. PASSION FRUIT - STORAGE, PASSION FRUIT - CONSERVATION, Passiflora edulis sims.Resumo
Foram realizados 2 experimentos, sendo um em uma câmara de armazenamento a 6 C e outro, a 17 C, onde foram testados frutos de maracujá-roxo em dois estágios de maturação (maduros e parcialmente maduros) e a utilização ou não de parafina como substância impermeabilizante. Após 4 semanas de armazenamento, verificou-se que o estágio de maturação do fruto não influenciou na perda de peso do maracujá (20,3% e 22,7% para os frutos maduros e parcialmente maduros, respectivamente). O tratamento dos frutos com parafina mostrou-se altamente eficiente, tendo aqueles parafinados perdido apenas 15,9% do seu peso inicial enquanto que os outros não parafinados perderam cerca de 27,4%. Os frutos armazenados a temperatura de 6 C tiveram uma perda média de peso de apenas 9% ao passo que a temperatura de 17C as perdas atingiram cerca de 33%.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright for articles published in this magazine belongs to the author, with first publication rights for the magazine. By virtue of appearing in this public access magazine, the articles are free to use, with their own attributions, in educational and non-commercial applications.
