EFEITO DA TEMPERATURA DE ARMAZENAMENTO NA CONSERVAÇÃO DO FRUTO DO MARACUJAZEIRO-ROXO (Passiflora edulis sims)*

Autores

  • ILDO ELIEZER LEDERMAN
  • ODEMAR VICENTE DOS REIS IPA

DOI:

https://doi.org/10.5380/cep.v6i2.15113

Palavras-chave:

MARACUJÁ - CONSERVAÇÃO, MARACUJÁ - ARMAZENAMENTO. PASSION FRUIT - STORAGE, PASSION FRUIT - CONSERVATION, Passiflora edulis sims.

Resumo

Foram realizados 2 experimentos, sendo um em uma câmara de armazenamento a 6 C e outro, a 17 C, onde foram testados frutos de maracujá-roxo em dois estágios de maturação (maduros e parcialmente maduros) e a utilização ou não de parafina como substância impermeabilizante. Após 4 semanas de armazenamento, verificou-se que o estágio de maturação do fruto não influenciou na perda de peso do maracujá (20,3% e 22,7% para os frutos maduros e parcialmente maduros, respectivamente). O tratamento dos frutos com parafi­na mostrou-se altamente eficiente, tendo aqueles parafinados perdido apenas 15,9% do seu peso inicial enquanto que os outros não parafinados perderam cerca de 27,4%. Os fru­tos armazenados a temperatura de 6 C tiveram uma perda média de peso de apenas 9% ao passo que a temperatura de 17C as perdas atingiram cerca de 33%.

Downloads

Como Citar

LEDERMAN, I. E., & REIS, O. V. D. (1988). EFEITO DA TEMPERATURA DE ARMAZENAMENTO NA CONSERVAÇÃO DO FRUTO DO MARACUJAZEIRO-ROXO (Passiflora edulis sims)*. Boletim Do Centro De Pesquisa De Processamento De Alimentos, 6(2). https://doi.org/10.5380/cep.v6i2.15113

Edição

Seção

Artigos