INCIDÊNCIA DE BACTÉRIAS DO GRUPO COLIFORMES FECAIS EM AMOSTRAS DE LAGOSTAS BENEFICIADAS EM INDÚSTRIAS DO ESTADO DO CEARÁ
DOI:
https://doi.org/10.5380/cep.v7i1.15078Palavras-chave:
LAGOSTA - QUALIDADE HIGIÊNICO-SANITÁRIA. LOBSTER - SANITARY CONDITIONS.Resumo
Amostras de cauda de lagosta, totalizando 579 unidades adquiridas em oito indústrias beneficiadoras do Estado do Ceará, no período de julho/85 a junho/86, foram examinadas quanto a ocorrência de bactérias do grupo coliforme fecal. Foram determinados os valores mínimo, máximo e médio do Número Mais Provável (NMP) de bactérias do grupo coliformes fecais por grama de amostra analisada. Segundo tais resultados, aquelas provenientes das indústrias D e G apresentaram maior NMP/g de amostra, enquanto que em termos médios as amostras que apresentaram maior NMP/g foram as provenientes das origens B e D. Resultados mostraram que durante o período 1 (julho-setembro/1985) ocorreu menor número de amostras positivas quanto a presença de coliformes fecais, do que nos demais períodos, e que nos períodos 1 (julho-setembro/85) e 3 (janeiro-abril/86) ocorreram amostras com NMP de coliformes fecais por grama acima dos padrões atuais.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright for articles published in this magazine belongs to the author, with first publication rights for the magazine. By virtue of appearing in this public access magazine, the articles are free to use, with their own attributions, in educational and non-commercial applications.