ESTUDO DA ESTABILIDADE DE FARELOS UTILIZADOS NA ALIMENTAÇÃO HUMANA

Autores

  • ZELYTA DE FARO FERNANDES Universidade Federal de Pernambuco
  • GERALDO DE CARVALHO MARTINS Universidade Federal de Pernambuco
  • EDLEIDE MARIA FREITAS PIRES Universidade Federal de Pernambuco
  • NONETE BARBOSA GUERRA

DOI:

https://doi.org/10.5380/cep.v10i2.14434

Palavras-chave:

FARELO DE TRIGO - ESTABILIDADE, ANÁLISES QUÍMICAS, ANÁLISES MICROBIOLÓGICAS. WHEAT BRAN STABILITY, CHEMICAL ANALYSIS, MICROBIOLOGICAL ANALYSIS.

Resumo

Utilizado como alimento alternativo pela clientela da Pastoral da Criança, o farelo de trigo foi submetido a um estudo de estabilidade sob diferentes condições de armazenamento. O produto, fornecido pelo Moinho Recife - PE, após tamização foi submetido a uma torrefação a ± 95°C e a seguir acondicionado em embalagens diversas: vidro, plástico e papel, sendo armazenados a ± 28 e ± 45ºC. Os resultados das análises químicas e microbiológicas realizadas aos 30 e 60 dias demonstraram que embora a torrefação reduza a contaminação inicial de bolores e leveduras, favorece alterações de ordem química, efeito análogo ao observado no armazenamento a 45°C. Tal constatação, permite concluir que o fator limitante do armazenamento do farelo de trigo sob a forma torrado é a oxidação Lipídica.

Downloads

Como Citar

FERNANDES, Z. D. F., MARTINS, G. D. C., FREITAS PIRES, E. M., & GUERRA, N. B. (1992). ESTUDO DA ESTABILIDADE DE FARELOS UTILIZADOS NA ALIMENTAÇÃO HUMANA. Boletim Do Centro De Pesquisa De Processamento De Alimentos, 10(2). https://doi.org/10.5380/cep.v10i2.14434

Edição

Seção

Artigos