PROCESSAMENTO E ESTABILIDADE DO XAROPE DE CAJU (Anacardium occidentale, L.)

Autores

  • MEN DE SÁ MOREIRA DE SOUZA FILHO
  • JOSÉ LUCIANO FERREIRA DA FONSECA
  • SILVANA GOMES RIBEIRO SARMENTO

DOI:

https://doi.org/10.5380/cep.v10i1.14405

Palavras-chave:

XAROPE DE CAJU- PROCESSAMENTO, XAROPE DE CAJU - ESTABILIDADE. CASHEW APPLE SYRUP - STABILITY, CASHEW APPLE SYRUP - PREPARATION.

Resumo

O suco foi extraído em prensa expeller e clarificado com 500 ppm de gelatina. Procedeu-se a filtração, sendo o xarope formulado por adição de sacarose, efetuando-se o enchimento a quente. Realizou-se a pas teurização em banho-maria por 15 minutos, seguido de resfriamento até 28°C. As amostras foram analisadas em suas características quÍmicas e físico - químicas por 120 dias. O produto analisado sensorialmente, recém-processado e após 120 dias de armazenagem em duas diluições, não apresentou diferenças significativas. O produto apresentou boa estabilidade quanto às características químicas e físico-químicas, mantendo-se dentro dos padrões da legislação do Ministé rio da Agricultura.

Downloads

Como Citar

SOUZA FILHO, M. D. S. M. D., FONSECA, J. L. F. D., & SARMENTO, S. G. R. (1992). PROCESSAMENTO E ESTABILIDADE DO XAROPE DE CAJU (Anacardium occidentale, L.). Boletim Do Centro De Pesquisa De Processamento De Alimentos, 10(1). https://doi.org/10.5380/cep.v10i1.14405

Edição

Seção

Artigos