USO DA RADIAÇÃO GAMA NA INIBIÇÃO DO ESCURECIMENTO DE MANDIOCA (Manihot utilissima Pohl) IN NATURA, SEM CASCA

Autores

  • PEDRO RAMOS DA COSTA NETO Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná
  • MARTA HELENA FILLE SPOTO Centro de Energia Nuclear na Agricultura - Universidade de São Paulo
  • RACHEL ELIZABETH DOMARCO Centro de Energia Nuclear na Agricultura - Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5380/cep.v15i1.14040

Palavras-chave:

RADIAÇÃO GAMA, MANDIOCA-ESCURECIMENTO ENZIMÁTICO, ANÁLISE SENSORIAL. GAMMA RADIATION, CASSAVA ROOT-ENZIMATIC BROWNING, SENSORIAL ANALYSIS.

Resumo

Nesse trabalho tratou-se mandioca recém-colhida com radiação gama nas doses de 2; 4; 6; 8 e 10 kGy para evitar o escurecimento enzimático. As amostras irradiadas foram mantidas durante 9 dias a temperatura ambiente e avaliadas através da determinação de cor e análise sensorial. No segundo dia de armazenamento, o controle já apresentou manchas escuras e alterações nas características organolépticas, enquanto as amostras irradiadas com doses de 2 a 6 kGy apresentaram ótima aparência geral e aceitabilidade. Entretanto, com nove dias de armazenamento, as amostras controle e as irradiadas com 2 a 6 kGy estavam impróprias para consumo, enquanto que as amostras irradiadas com 8 e 10 kGy não apresentavam escurecimento e conservaram suas características sensoriais.

Downloads

Como Citar

NETO, P. R. D. C., SPOTO, M. H. F., & DOMARCO, R. E. (1997). USO DA RADIAÇÃO GAMA NA INIBIÇÃO DO ESCURECIMENTO DE MANDIOCA (Manihot utilissima Pohl) IN NATURA, SEM CASCA. Boletim Do Centro De Pesquisa De Processamento De Alimentos, 15(1). https://doi.org/10.5380/cep.v15i1.14040

Edição

Seção

Artigos