INFLUÊNCIA DAS CONCENTRAÇÕES DE ENZIMA E DE SUBSTRATO NO GRAU DE HIDRÓLISE E NO CONTEÚDO PROTÉICO DE HIDROLISADOS ENZIMÁTICOS DE CORVINA (Micropogonias furnieri)

Autores

  • GRACIELA SALETE CENTENARO Universidade Federal do Rio Grande
  • MYRIAM SALAS MELLADO Universidade Federal do Rio Grande

DOI:

https://doi.org/10.5380/cep.v26i1.11793

Palavras-chave:

CORVINA, HIDROLISADOS ENZIMÁTICOS, GRAU DE HIDRÓLISE, CONTEÚDO PROTÉICO, MSR.

Resumo

O objetivo deste trabalho foi avaliar como o grau de hidrólise (GH) e o conteúdo protéico de hidrolisados enzimáticos de corvina podem sofrer influência da concentração de enzima e de substrato empregados na reação, utilizando metodologia de superfície de resposta (MSR). Os hidrolisados enzimáticos de pescado foram obtidos usando-se músculo de corvina como substrato, enzima AlcalaseÒ  2.4 L, pH 8,0 e temperatura de reação de 50ºC. Após 60 minutos de reação, a enzima foi inativada por aquecimento do hidrolisado a 85ºC por 15 minutos. Os hidrolisados inativados foram desidratados em estufa com circulação forçada de ar em temperatura de 60°C durante 10 horas. Os hidrolisados secos foram moídos em triturador de facas duplas, peneirados e acondicionados em recipientes herméticos em temperatura de refrigeração. Os resultados mostraram que a concentração de enzima influenciou significativamente o GH (a = 0,05) e o conteúdo protéico (a = 0,10) dos hidrolisados e que a concentração de substrato apresentou influência significativa somente para os valores do conteúdo protéico dos mesmos.

Downloads

Publicado

2008-07-18

Como Citar

CENTENARO, G. S., & MELLADO, M. S. (2008). INFLUÊNCIA DAS CONCENTRAÇÕES DE ENZIMA E DE SUBSTRATO NO GRAU DE HIDRÓLISE E NO CONTEÚDO PROTÉICO DE HIDROLISADOS ENZIMÁTICOS DE CORVINA (Micropogonias furnieri). Boletim Do Centro De Pesquisa De Processamento De Alimentos, 26(1). https://doi.org/10.5380/cep.v26i1.11793

Edição

Seção

Artigos