INFLUÊNCIA DAS CONCENTRAÇÕES DE ENZIMA E DE SUBSTRATO NO GRAU DE HIDRÓLISE E NO CONTEÚDO PROTÉICO DE HIDROLISADOS ENZIMÁTICOS DE CORVINA (Micropogonias furnieri)
DOI:
https://doi.org/10.5380/cep.v26i1.11793Palavras-chave:
CORVINA, HIDROLISADOS ENZIMÁTICOS, GRAU DE HIDRÓLISE, CONTEÚDO PROTÉICO, MSR.Resumo
O objetivo deste trabalho foi avaliar como o grau de hidrólise (GH) e o conteúdo protéico de hidrolisados enzimáticos de corvina podem sofrer influência da concentração de enzima e de substrato empregados na reação, utilizando metodologia de superfície de resposta (MSR). Os hidrolisados enzimáticos de pescado foram obtidos usando-se músculo de corvina como substrato, enzima AlcalaseÒ 2.4 L, pH 8,0 e temperatura de reação de 50ºC. Após 60 minutos de reação, a enzima foi inativada por aquecimento do hidrolisado a 85ºC por 15 minutos. Os hidrolisados inativados foram desidratados em estufa com circulação forçada de ar em temperatura de 60°C durante 10 horas. Os hidrolisados secos foram moídos em triturador de facas duplas, peneirados e acondicionados em recipientes herméticos em temperatura de refrigeração. Os resultados mostraram que a concentração de enzima influenciou significativamente o GH (a = 0,05) e o conteúdo protéico (a = 0,10) dos hidrolisados e que a concentração de substrato apresentou influência significativa somente para os valores do conteúdo protéico dos mesmos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright for articles published in this magazine belongs to the author, with first publication rights for the magazine. By virtue of appearing in this public access magazine, the articles are free to use, with their own attributions, in educational and non-commercial applications.