INFLUÊNCIA DAS CONDIÇÕES DE SECAGEM NAS PROPRIEDADES FUNCIONAIS DA <i>Aphanothece microscopica Nägeli</i> CULTIVADA NO EFLUENTE DA PARBOILIZAÇÃO DO ARROZ
DOI:
https://doi.org/10.5380/cep.v25i2.10636Palavras-chave:
CIANOBACTÉRIA, Aphanothece, SECAGEM, PROPRIEDADES FUNCIONAISResumo
O objetivo deste trabalho foi caracterizar a solubilidade e a capacidade emulsificante da biomassa da cianobactéria Aphanothece microscopica Nägeli em diferentes condições de secagem. Produziu-se a biomassa na água residuária do processo de parboilização do arroz, inoculando 100 mg.L-1 de Aphanothece microscopica Nägeli na fase exponencial de crescimento em reator cilíndrico de mistura completa, na ausência de luz, pH 8,0, 30ºC, razão C/N 50 e tempo de detenção hidráulica de 72h. A biomassa foi separada do efluente por centrifugação e desidratada em secador descontínuo de bandejas nas condições de 40, 50 e 60ºC em espessuras de biomassa de 3, 5 e 7 mm. A solubilidade protéica foi avaliada em pH 2, 3, 4, 6, 8, 9 e 10 e a capacidade emulsificante determinada em pH 7,0. Os resultados demonstraram que as maiores solubilidades protéicas ocorreram em pH 10, havendo incremento da capacidade emulsificante nas camadas de biomassa de 3 mm de espessura.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright for articles published in this magazine belongs to the author, with first publication rights for the magazine. By virtue of appearing in this public access magazine, the articles are free to use, with their own attributions, in educational and non-commercial applications.