O DESAFIO DA DUPLA CARREIRA: ANÁLISE SOBRE OS GRAUS ACADÊMICOS DE ATLETAS DE ELITE DO FUTSAL FEMININO BRASILEIRO
DOI:
https://doi.org/10.5380/jlasss.v13i1.80417Keywords:
Dupla carreira, Escola, Esporte, Herança Cultural, Pierre BourdieuAbstract
Pode-se compreender dupla carreira como a dedicação concomitante entre duas atividades rotineiras, sendo o investimento no esporte e nos estudos um exemplo recorrente. O desenvolvimento de uma carreira esportiva demanda treinamentos intensos, longos confinamentos, viagens e mudanças de cidade e residência, o que provoca dificuldades para adequação aos calendários e atividades esportivas e acadêmicas. Neste cenário, o objetivo deste estudo foi analisar o grau acadêmico de atletas de elite do futsal feminino brasileiro. A análise se fundamentou em categorias da Sociologia Reflexiva de Pierre Bourdieu, relacionadas ao campo acadêmico e à herança cultural familiar. Foi aplicado um questionário a dez atletas da seleção brasileira adulta feminina de futsal. Os dados foram analisados de modo a caracterizar a incidência das respostas através de estatística descritiva e foram submetidos aos testes Qui-quadrado, V de Cramer e de Correlação de Spearman. As atletas participantes apresentaram maior grau acadêmico do que a população brasileira estratificada, com a maioria tendo cursado o ensino superior privado com bolsas de estudo esportivas. As participantes também superaram seus pais e mães, demonstrando uma baixa influência da herança cultural familiar. Conclui-se que o futsal tem colaborado para a inserção e permanência das atletas na carreira acadêmica, principalmente no ensino superior.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
(a) Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
(b) Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
(c) Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) after the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).




